Carregando pagina

Saúde

Alimentos amigos do coração

Saiba o que consumir para evitar doenças cardiovasculares

 

Você sabia que com uma alimentação adequada podemos diminuir o risco das tão temidas doenças do coração? Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causa de morte em nosso país. Somada a uma prática física adequada e ao controle de estresse, a alimentação pode ser uma grande aliada para a sua saúde. Confira a seguir oito dicas para cuidar de seu coração durante suas refeições:

Controle o sal da sua dieta

O sódio presente no sal eleva a pressão, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. Prefira temperos naturais como orégano, manjericão, alecrim, cebolinha e salsinha. E experimente os alimentos antes de utilizar o saleiro.

Consuma alimentos fontes de vitamina C

A vitamina C, além de aumentar a absorção do ferro, potencializa a saúde das artérias. Adote como sobremesa frutas como laranja, mexerica, morango, acerola, goiaba ou lima da pérsia.

Inclua boas gorduras em sua alimentação

As gorduras foram muito mal faladas nesses últimos tempos, mas já está na hora de redimi-las. São importantes fontes de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), participam da formação de hormônios e da nossa saciedade. Além disso, podem aumentar o HDL. Não estamos falando de frituras, mas de gorduras boas como azeite (acrescentar nas saladas) e de castanhas. Tenha cuidado com a quantidade: duas ou três castanhas do pará (pode substituir por nozes ou macadâmias) são suficientes para um lanchinho, junto com duas frutas secas (como damascos, ameixas ou tâmaras).

E que tal incluir o abacate em sua alimentação? Ao invés de comê-lo com açúcar, experimente na salada (que tal com alface americana, tomate cereja, fatias de abacate, pouco sal, azeite e limão? Se quiser um prato completo acrescente um bom grelhado). Outra ideia é utilizar o abacate pela manhã (quando ingerimos boas gorduras pela manhã estabilizamos o açúcar no sangue e sentimos menos fome no final da tarde)

Adoce a sua vida com chocolate amargo

Um potente antioxidante e fonte de triptofano (que é precursora da famosa serotonina, o hormônio do bem-estar). Utilize um bom cacau - que tal experimentar com banana cozida? (Fácil, só colocar banana nanica com um pouco de água e canela. Quando ela estiver cozida escorra parte da água, deixe sobrar uma colher de sopa para dissolver o cacau e adoce a gosto). Além do bem-estar, o chocolate pode reduzir a obstrução dos vasos sanguíneos.

Consuma mais fibras

As fibras previnem vários tipos de câncer e "varrem" o excesso de colesterol do organismo. Experimente maçã com casca, aveia, couve e prefira sempre cereais integrais como arroz, pães, macarrão.

Inclua mais peixes no cardápio

Fontes de ômega, aumentam o Hdl, conhecido como o bom colesterol. Que tal incluir sardinha em sua dieta? Fica um alerta: o salmão para ter benefícios não pode ser de cativeiro (pois o salmão livre se exercita na desova subindo as cachoeiras, portanto o seu corpo tem a gordura armazenada para ajudá-lo na tarefa - e peixes de cativeiro não tem esse exercício).

Atenção nas Brássicas

Isso não é nome novo de remédio, e sim de uma família de hortaliças - couve, couve flor, brócolis, couve de bruxelas, mostarda, rabanete e rúcula. São ricas em fibras e também em compostos que vão proteger a saúde das artérias. Dica: evite cozinhá-las em microondas (podem perder boa parte desses compostos).

Evite excessos

Tente evitar frituras, alimentos processados (embutidos, congelados prontos, molhos prontos), caldos em geral, sopas de pacote, bolachas salgadas, salgadinhos, açúcar refinado, bebidas estimulantes. E beba com moderação!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Amanda Regina

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. Saiba mais »

contato: amandasregina@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS