Carregando pagina

Diversão > Hobby

Afinal, qual é o seu hobby?

Desfrutar momentos de lazer oferece energia para as tarefas cotidianas

 

As desculpas costumam ser as mesmas: não tenho tempo agora, na próxima semana organizo a minha agenda e vejo se dá para encaixar, mês que vem tiro uma folguinha e resolvo isso, ano que vem vai ficar mais fácil quando eu concluir esse e aquele outro projeto, quando as crianças crescerem um pouco mais, quando os filhos saírem da faculdade, quando eu me aposentar... A vida vai ficando para depois do depois.

Vamos gastando toda a bateria com trabalho, obrigações, tarefas, compromissos - o que precisamos fazer, claro - mas em seguida, não recarregamos as energias. Aí é que está o problema! E você, tem recarregado as energias? Sim, comer e dormir faz parte do recarregar, mas ultimamente nem esse campo tem sido saudavelmente empregado em nossas vidas.

Vida combina com prazer

Onde está o prazer na sua vida? Ele é elemento essencial para o equilíbrio de nossas forças. E pode ser vivido nas mínimas coisas. Para exemplificar temos os chamados hobbies, ou trazendo para o português: atividades de lazer que entram em sua rotina pelo simples fato de serem agradáveis! O bom e velho passatempo que, como o nome diz, tem a missão de deixar passar o tempo, sem rigorismo, no ritmo suave e agradável do lazer.

Um hobby delicioso pode ser cantar, seja entrando em uma aula de canto ou num coral, seja nos momentos diários enquanto arruma a casa, toma seu banho, organiza as ideias. Para algumas pessoas o melhor será uma atividade física, que seja prazerosa e não um compromisso rígido: remar, andar de bicicleta, dançar, caminhar entre as árvores, nadar, fazer alongamentos. Existem maneiras de realizar atividades assim com um complemento a mais: reunir-se a um grupo. Como caminhadas ecológicas e grupos de dançaterapia. Dessa maneira, as mesmas atividades também nos ajudam na conexão com o outro, ampliam nossas relações humanas - recarregando ainda mais as energias! Fazer atividade física em grupo também nos motiva muito mais a dar continuidade.

Passatempo na medida certa

Fazer trabalhos manuais pode ser outra alternativa: costurar, bordar, modelar, pintar. Ver as mãos criando algo novo nos proporciona um reencontro com nosso potencial criativo. Já experimentou ir à cozinha não para fazer o arroz e feijão de sempre? Encontrar tempo para degustar os sabores alquímicos da transformação culinária, se aventurar em temperos, iguarias, novas texturas, isso sem hora marcada, sem obrigação, só pela delícia de criar.

Visitar livrarias e bibliotecas, conhecer outros olhares sobre as mesmas questões da vida nas palavras escritas. Quanto à leitura, esta pode se tornar um passatempo mais diferenciado também: que tal montar um clube de leitura com os amigos? Pode ser um encontro de tempos em tempos em que todos se emprestam livros ou mesmo todos combinam de ler o mesmo livro e se encontram para bater papo sobre as impressões da leitura. Já pensou nisso?

Reflita sobre seus gostos e descubra um passatempo que seja a sua cara, que se encaixe na sua experiência de prazer e bem-estar. O que funciona para uns, pode não ser nada agradável para outros, mas não faça disso mais uma desculpa para deixar para depois. Reflita agora mesmo e faça algum movimento para se engajar em alguma nova atividade ou para resgatar lá no passado aquele hobbie que lhe fazia bem, ou mesmo aquele que você sonhava em fazer, mas nunca podia por causa de mil e uma desculpas.

Encontre tempo para você, se preenchendo de novas energias para conseguir depois cuidar daquelas outras tarefas tão importantes. Por hora, é tempo de se presentear deixando o tempo passar, tendo o prazer e o lazer como companhia!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Juliana Garcia

Master Coach, psicodramatista, palestrante, escritora e facilitadora visual. Seu trabalho é apoiar as pessoas a fazerem aquilo que amam. Realiza atendimentos e consultorias online. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS