Carregando pagina

Família > Filhos

Acupuntura para as crianças

Em vez de agulhas, pode-se usar laser de baixa frequência

Por: Alessandro Ribeiro Peixoto

 

Você já pensou em fazer acupuntura no seu filho, mas treme só de pensar nas agulhas? Saiba que o método pode ser utilizado tranquilamente em crianças e que, muitas, vezes, os pais têm mais medo que os pequenos.

A acupuntura estimula pontos específicos do corpo humano, onde se encontram muitas terminações nervosas, usando agulhas, calor, laser, pressão dos dedos, ventosas ou eletrodos. Para as crianças, não há diferença do tratamento tradicional, mas podem ser utilizados estímulos como o laser de baixa frequência e stiper (pastilhas de silício) que são fixadas nos pontos de acupuntura.

Quando fazer?

As maiores indicações são para os quadros de ansiedade, enurese notura (xixi na cama), falta de apetite, resfriados, dor de cabeça, sinusite, asma, entre outros. A acupuntura pode ser feita até em recém-nascidos. As agulhas podem ser utilizadas a partir dos 5 anos.

Quais os benefícios?

A acupuntura tem grande efeito no estado emocional dos pequenos. Além de combater as doenças, é comum os pais observarem melhorias na qualidade de sono e comportamento escolar, entre outros.

Há contraindicação?

O tratamento não tem contraindicação, mas é necessário que seja feito com um profissional habilitado, com experência em atendimento infantil.

Quanto tempo demora?

As sessões demoram, em média, 5 minutos e são feitas uma vez por semana.Já o tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade do distúrbio que a criança apresenta.

Vale salientar que a acupuntura é só um dos recursos da Medicina Tradicional Chinesa. Para potencializar os resultados, podem ser adotados a alimentação bioenergética (equilíbrio através dos alimentos), florais, homeopatia e fitoterapia. É importante que desde cedo ensinemos nossos pequenos a conhecer e observar seu corpo e como o meio ambiente pode interferir em nossa saúde.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Alessandro Ribeiro Peixoto

Alessandro Ribeiro Peixoto

Biólogo, Acupunturista pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais (ABACO).

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS