Carregando pagina

Beleza > Estética

A vez dos cosméticos naturais

Brasil ocupa terceiro lugar mundial no mercado de produtos orgânicos

 

Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a preservação do ambiente, optando por produtos naturais e menos prejudiciais à natureza. De acordo com o coordenador do Projeto Organics Brasil, Ming Liu, os produtos orgânicos que mais agradam são os de uso diário, como cremes para o corpo, sabonetes, shampoos e hidratantes. Por não possuírem resíduos químicos, como a maior parte dos produtos de beleza, os cosméticos orgânicos não causam alergia ou irritações na pele. "As substâncias naturais, quando utilizadas diariamente, contribuem de maneira significativa com a sustentabilidade", analisou o especialista.

Segundo Ming Liu, o consumidor de produtos orgânicos tem o hábito de ler rótulos, conhece as novidades e tendências do mercado e é mais exigente e atento ao bem-estar de sua família. "Quem compra cosmético orgânico é uma pessoa preocupada com o meio ambiente e menos propensa a levar em consideração apenas o custo no momento de adquirir o produto. De um modo geral, as mulheres representam a maioria destes consumidores", revelou o especialista.

Preocupação com o meio ambiente

A extração dos componentes para a produção dos produtos orgânicos é feita de maneira consciente. A fabricação dos cosméticos orgânicos respeita as limitações de sua região produtora e a forma como se extrai a matéria-prima. "Atualmente, as empresas de orgânicos têm feito uma autofiscalização, principalmente com produtos da região amazônica. O objetivo é fortalecer a importância de preservarmos a natureza e ao mesmo tempo criar produtos de qualidade", explicou o especialista.

Muitos produtos possuem em sua composição ingredientes extraídos da Floresta Amazônica, como frutas exóticas e sementes. Atualmente os mais utilizados na fabricação de cosméticos são:

  • Açaí: possui propriedades antioxidantes e alto teor de Ômegas 3 e 6. É aplicado na produção de revitalizantes, shampoos e cremes.
  • Andiroba e Copaíba: considerados bactericidas naturais, possuem alto poder repelente de insetos e são aplicados em cremes e gels.
  • Murumuru e Cupuaçu: têm alto poder de hidratação e são utilizados na produção de shampoos.
  • Buriti: rico em vitamina A, é utilizado como creme antirrugas ou protetor solar.
  • Castanhas e argila do solo amazônico: ricos em minerais, são utilizados na fabricação de hidratantes corporais.
  • Maracujá: possui fortes propriedades umidificantes e por isso é muito aplicado em hidratantes naturais.

No Brasil, é possível encontrar cosméticos orgânicos em algumas lojas de produtos naturais e redes de supermercado. Já no exterior, as grandes lojas já oferecem esse tipo de mercadoria junto com a linha convencional de cosméticos e perfumaria.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS