Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

A determinação de Capricórnio

Signo reúne características como senso prático e maturidade precoce

 

Entre os dias 22 de dezembro de 20 de janeiro, o Sol transita pela faixa da eclíptica zodiacal que a Astrologia ocidental batizou de "Capricórnio". Diz-se, portanto, que uma pessoa é capricorniana se ela tiver nascido neste período de dias (período que varia um pouco de ano para ano, e é por isso que algumas pessoas nasceram no dia 21/12, mas já são capricornianas). Todavia, uma pessoa pode também ser muito capricorniana se tiver o Ascendente ou a Lua neste signo, ou se seu mapa astral de nascimento tiver o planeta Saturno em posições de destaque, ou mesmo um acúmulo planetário em Capricórnio.

Dentre todos os signos astrológicos, Capricórnio é o que reúne o senso prático do elemento Terra com a maturidade precoce da regência saturnina. De uma forma ou de outra, o capricorniano típico nunca foi criança. Amadurece cedo, pois o mundo a ele se apresenta como um lugar difícil, e por isso sente a necessidade de traçar estratégias com a finalidade de não ser engolido pela dura realidade das coisas. Prudência, paciência e persistência são, portanto, as três grandes virtudes do signo de Capricórnio em estado puro. Evidentemente, as virtudes, quando excessivas, se convertem em defeitos. E é aí que a prudência se converte em medo e dificuldade para lidar com coisas novas. É aí que a paciência se torna lentidão. E, finalmente, é aí que a persistência se manifesta como terrível apego a tudo o que não faz mais sentido. Mas enquanto tais caracteres ainda são qualidades, Capricórnio se revela como sendo o signo mais capaz de realizar coisas difíceis na realidade prática das coisas. Com determinação, firmeza e pouco compromisso com a necessidade de agradar a todos, o décimo signo do Zodíaco investe suas energias concentradamente em direções que fariam outras pessoas simplesmente desistirem.

Território protegido

Críticos e cobradores, os capricornianos típicos podem ser interpretados ora como "chatos", ora como figuras importantes e amorosas, que desejam que seus entes queridos alcancem níveis cada vez maiores em suas vidas. Sendo um signo de ritmo Cardeal, Capricórnio é um dos tipos astrais mais inclinados à ação: é ambicioso, sabe o que quer e o que não quer."Sendo um signo de ritmo Cardeal, Capricórnio é um dos tipos astrais mais inclinados à ação: é ambicioso, sabe o que quer e o que não quer." Em geral, tal como Escorpião, manifesta simpatia intensa e antipatia tão forte quanto, tudo isso de maneira quase imediata, em relação a pessoas, ideias, eventos e coisas. Detesta perceber seu território sendo ameaçado, e reage fortemente a qualquer tentativa de intrusão.

Como oposto complementar do signo de Câncer, Capricórnio dificilmente é "amoroso" e "terno", a não ser que outros elementos no mapa astral revelem tais qualidades. Entretanto, sua aparente "secura" e "rudeza" são realmente apenas aparentes, e na intimidade o tipo se revela extremamente amoroso. Capricórnio é, portanto, um signo de intensidades discretas, que só se revelam na intimidade. Mais fácil de ser gostado à segunda ou terceira vista do que à primeira. E sempre muito, muito decidido a mover o mundo por aquilo ou por aqueles a quem ama, realizando com facilidade as tarefas que outros julgariam quase impossíveis.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Alexey Dodsworth

Astrólogo há quase 30 anos, é escritor, membro da MENSA e atualmente cursa doutorado em Filosofia e Ética em Veneza. Tem ampla experiência em ensino de Filosofia, já tendo sido consultor da UNESCO e assessor especial no Ministério da Educação. Saiba mais »

contato: alexey-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS