Carregando pagina

Você > Espiritualidade

7 principais dúvidas sobre Ho'oponopono

Mantra falado ou mentalizado promove reconciliação, perdão e paz interior

 
Imagem: Flickr

Curiosidade e história do Ho'oponopono

Literalmente, na língua havaiana, Ho'o significa "causa", e ponopono é definido como "endireitar, arrumar, alterar, revisar, ajustar, corrigir, ordenar". Ho'oponopono significa "corrigir um erro" ou "colocar em ordem perfeita". Esta técnica havaiana foi fundada por Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona (19 de maio de 1913 - 11 de fevereiro de 1992), que, ao estudar as tradições havaianas, acabou criando e atualizando as bases desses ensinamentos para os tempos modernos. Ela idealizou o Ho'oponopono de Identidade Própria, que, de forma distinta do Ho'oponopono Huna, nos traz uma proposta de trabalho a nível intrapessoal de autocura.

Ho'oponopono Huna é um ritual havaiano utilizado pelos antigos sacerdotes, para resolver problemas na sociedade, com base em reconciliação, curas e perdão.

Por meio de frases simples, (neste vídeo você aprendeu como usar o mantra: "Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado") o Ho'oponopono de Identidade Própria pode curar relacionamentos e resolver relações conturbadas na sua vida - seja com pais, irmãos, amigos, colegas de trabalho ou cara-metade.

No entanto, surgiram algumas dúvidas sobre o assunto, que esclareço abaixo. Vale deixar bem claro que usei como base experiências realizadas em grupos ou em terapias ministrados por mim.

1 - Ho'oponopono é uma prática religiosa?

O Ho'oponopono é uma técnica simples e eficiente no que diz respeito a relacionamentos, e não uma prática religiosa. A proposta é assumir responsabilidade diante dos acontecimentos de nossa vida e repetir as frases: "Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Obrigado" (se quiser saber mais sobre como fazer isso, assista esse vídeo). Este mantra está diretamente relacionado a valores como compaixão, humildade, amor, gratidão.

O objetivo é ajudar você a entender que seus problemas são memórias que se repetem no seu subconsciente. Sendo assim, as dificuldades que possui não têm nada a ver com uma pessoa, lugar ou situação. Tudo que lhe incomoda é de sua inteira responsabilidade, só você pode mudar. Ao vivenciar conflitos repetidos, de memórias reencenadas, você pode permanecer envolvido com elas ou escolher fazer diferente.

2 - É preciso repetir o mantra quantas vezes?

As frases podem ser usadas na sequência que você quiser e quantas vezes desejar. Se sentir que uma única vez é o suficiente, acredite, é o que você precisa. Eu já vi conquistas quase imediatas com clientes minhas que fizeram apenas uma única vez o Ho'oponopono.

3 - O Ho'oponopono só funciona se eu falar o mantra em voz alta?

A técnica funciona se falarmos as frases em voz alta ou mentalmente, não importa.

4 - Os resultados demoram muito a aparecer?

Percebo, com o passar dos anos, que os resultados dependem da determinação / verdade com que recitamos as frases. Outro ponto importante é tentar se libertar completamente das expectativas em relação à rapidez que os efeitos aparecerão na sua vida. E lembre-se sempre: a conquista do "milagre" proposto pela técnica está diretamente relacionada ao desapego, amor, aceitação, verdade e gratidão.

5 - Ho'oponopono exige um ritual para ser feito?

Não é necessário nenhum tipo de ritual para praticarmos a técnica.

6 - Preciso repetir o mantra perto da pessoa com a qual tenho problemas?

Podemos estar perto, olhando para a pessoa, ou distante dela - mesmo em outro país. Devemos fazer a repetição das frases - em voz alta ou mentalmente - sempre que constatarmos algo desagradável em nossas vidas. O principal é assumir que se algum relacionamento conflituoso está em sua vida, a situação é de sua responsabilidade. Afinal, você só reconhece aquilo que conhece. E se algo está incomodando, é porque conhece aquilo, está no seu inconsciente ou mesmo no seu consciente.

7 - Posso fazer Ho'oponopono para quem não conheço?

Podemos e devemos recitar as frases de autorresponsabilidade e autocura para tudo e todos.

Por exemplo, se estou assistindo o telejornal e vejo uma notícia ruim que me emociona ou incomoda, aproveito para falar ou mentalizar o mantra em relação àquela situação. Se meu desejo é viver em paz, aproveito todas as oportunidades para purificar em mim as possíveis crenças em meu inconsciente que fazem com que me identifique com aquela notícia.

Vamos lembrar que as situações que trazem emoções fortes, principalmente, são sinais de identificação. Ou seja, há algo dentro de você que encontra algum tipo de reconhecimento com o que está sendo mostrado. Portanto, você tem toda a condição de integrar essas situações ou emoções por meio de seu perdão e amor.

Reflita e pratique! Um mundo mais amoroso começa a se tornar realidade através do seu comprometimento com o amor. A paz começa dentro de você!

Evento: oficina de Ho'oponopono

Ficou com vontade de saber mais como praticar esta técnica havaiana? A terapeuta holística Regina Restelli realizará uma oficina de Ho'oponopono no Rio de Janeiro, em 12/11. Para inscrições e mais informações, mande um email para: contato.fontedeconsciencia@gmail.com

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação. Saiba mais »

contato: sanatkumara.tera@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS