Carregando pagina

Saúde > Exercício Físico

6 posturas de Vinyasa Flow Yoga que desbloqueiam suas dificuldades na vida

Prática limpa corpo e tranquiliza mente para gerar transformações desejadas

Por: Karime Nedes

 
Imagem: @media_zen

Nosso corpo é perfeito em sua natureza e a prática de Vinyasa Flow Yoga é um meio de desbloquearmos os processos que impedem a expressão desta perfeição! Ao realizar esta prática, nós estamos apenas indo de encontro com o que realmente somos, sem precisarmos buscar nada externo. O Vinyasa Flow permite a expressão da nossa natureza autêntica, que acreditamos ser perfeita!

O corpo é um veículo, que abriga a nossa consciência, as nossas emoções... tudo que sentimos e pensamos se expressa no corpo de alguma forma. Eu costumo dizer que "o corpo lembra de coisas que a mente já esqueceu". E o Yoga nos ajuda na limpeza desses padrões, como por exemplo: quando esticamos, fortalecemos e abrimos espaço dentro das articulações, estamos soltando alguns padrões restritivos que podem estar impressos em camadas cada vez mais profundas e que, inconscientemente, podem interferir na nossa forma de agir no mundo.

Ao trabalhar a mente, Yoga proporciona mais disposição e clareza

Além do trabalho no corpo, para melhorarmos a nossa qualidade de vida é necessário aquietar a mente. No mundo moderno estamos com a mente trabalhando em uma velocidade cada vez maior. E dentro desse ritmo nós perdemos o presente, gastamos muito tempo das nossas vidas com angústias do passado e ansiedades futuras... Na tradição do Yoga, acreditamos que é justamente a mente que direciona toda a energia do universo, e é por isso que nos sentimos tão cansados e desatentos no presente, já que a mente está no passado ou cultivando ansiedades quanto ao futuro.

Exercícios de respiração e Yoga para ansiedade

Exercícios de respiração e Yoga para ansiedade
Respirar não significa apenas colocar ar para dentro do corpo

Na prática de Yoga, quebrando pouco a pouco os padrões restritivos do corpo, nós podemos abrir os caminhos da energia vital, sentimos o corpo mais disposto e a mente mais clara - e isso naturalmente se reflete nas nossa atitudes e pensamentos.

Resumindo, você tem a chave para mudar o que quiser na sua vida, basta se conectar um pouco mais com o seu presente!

6 posturas fáceis para desbloquear corpo e transformar sua vida

Abaixo, eu descrevo 6 posturas para você praticar todos os dias pela manhã, desbloquear o corpo e tranquilizar a mente para gerar as transformações que deseja na sua vida!

Então, que tal colocar em prática e se empoderar da sua força vital?

6 posturas fáceis para desbloquear corpo e transformar sua vida

VRKSASANA

Inicie a postura em pé, inspire elevando a sua perna direita e coloque a planta deste pé na parte interna da coxa esquerda. Inspirando, eleve os braços acima da cabeça.

Faça 5 respirações e depois troque a perna.

Mantenha os olhos focados em um ponto imóvel e a consciência presente na distribuição do peso na planta do pé que está no chão. Complemente a prática com uma ação de recolher o abdômen para dentro e para cima como se sugasse a barriga. Continue com a respiração profunda, expandindo bem a costelas.

6 posturas fáceis para desbloquear corpo e transformar sua vida

UTTHITA TRIKONASANA

Em pé, afaste cerca de 5 palmos entre os pés e gire o pé direito para fora. Inspire elevando os braços até a linha dos ombros, expire inclinando o quadril para a esquerda e flexione o tronco para a direita. Apoie a mão direita no solo ou na perna sem peso e estenda o braço esquerdo no sentido oposto, olhando para a mão elevada.

Permaneça nesta posição durante 5 respirações, retorne e faça a postura para o outro lado.

Mantenha a mente concentrada nas sensações do corpo, em especial sobre as articulações, procurando abrir um espaço maior. As articulações são pontos de concentração de energia. Então, quando aprendemos a liberar essa energia em nosso corpo somos presenteados com uma sensação maravilhosa de vitalidade e criatividade.

6 posturas fáceis para desbloquear corpo e transformar sua vida

VIRABHADRASANA 2

Em pé, afaste cerca de 5 palmos entre os pés e gire o pé direito para fora. Inspire elevando os braços até a linha dos ombros e expire flexionando o joelho direito até a linha do tornozelo.

Observe que o quadril deve ficar paralelo ao solo, ao passo que a coluna deve estar perpendicular. Faça uma projeção do assoalho pélvico e do abdômen para cima, ajudando a manter esse alinhamento. Respire 5 vezes para cada lado.

6 posturas fáceis para desbloquear corpo e transformar sua vida

ADHO MUKHA SVANASANA

Sente-se sobre os calcanhares e debruce o tronco sobre as coxas com os braços estendidos à frente e as mãos firmes no solo. Inspire elevando o corpo para 4 apoios e coloque a ponta dos dedos dos pés no solo. Expire elevando o quadril e estendendo as pernas e a coluna.

Empurre o solo e gire os glúteos para cima (pode flexionar um pouco o joelho para fazer o giro do quadril). Estenda bem a coluna e solte a cabeça e o pescoço de forma confortável. No começo, essa postura pode parecer difícil, mas com o tempo aprendemos a trabalhar elevando o peso do corpo e isso traz um alívio e uma abertura para todo o corpo.

6 posturas fáceis para desbloquear corpo e transformar sua vida

UTTANASANA

Sente-se com as pernas estendidas à frente, inspire elevando os braços acima da cabeça e espire flexionando o corpo para frente. Apoie as mãos sobre as pernas ou pés e solte o pescoço e a cabeça.

Permaneça criando uma ação de girar os glúteos para trás e levando o corpo para frente, criando uma tração axial da coluna (flexionar um pouco os joelhos pode lhe ajudar a mover melhor o quadril e estender a coluna).

6 posturas fáceis para desbloquear corpo e transformar sua vida

MATSYENDRASANA

Sente-se no solo com as pernas estendidas à frente, flexione a perna direita e passe-a por cima da esquerda, apoiando o pé no solo por fora da coxa.

Abrace o joelho direito com o braço esquerdo e apoie a mão direita atrás do corpo na direção da coluna. Na inspiração, estenda o tronco, e na expiração realize uma torção da coluna olhando por cima do ombro direito.

Mantenha os glúteos bem apoiados no solo e os ombros baixos, intensifique a torção apenas nas regiões torácica e cervical da coluna, já que a fisiologia da sua coluna lombar não aceita torções.

As torções são revigorantes e desbloqueiam o fluxo de energia na coluna, faça 5 respirações de cada lado e finalize a prática com alguns instantes de silêncio, observando a respiração acontecer de forma natural.

Pronto, agora você pode começar o dia com a sua energia revigorada e apto para explorar ao máximo o seu potencial!

Boa Prática!

CURSO DE FORMAÇÃO EM VINYASA FLOW YOGA

Karime Neder, instrutura de Yoga e autora do artigo, ministra turmas de formação em Vinyasa Flow Yoga e a próxima será aberta a partir de fevereiro de 2018, em SP. O curso ensina a tradição do Yoga de forma mais moderna para suprir as necessidades das pessoas no momento atual.

Serão 10 módulos presenciais, realizados aos fins de semana. Para saber mais e se matricular no curso, clique aqui. No vídeo acima, Karime também oferece mais informações sobre o curso.

+ SOBRE YOGA

Prática de Tapas treina sua mente para

enfrentar desafios

Posições de Yoga revelam seus desafios na vida
Pratique Yoga sem esforço ou movimento

As 4 buscas do Yoga para resolver problemas

na vida

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Karime Nedes

Karime Nedes

Especialista em Vinyasa Flow Yoga, uma prática forte e dinâmica que traz aspectos tradicionais do Yoga por um olhar mais moderno. www.studionatarajaflow.com.br

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS