PUBLICIDADE

Especial Surf

12 passos para harmonizar seu lar

Dicas práticas de Feng Shui ajudam a circular a energia dos ambientes

Por: Vanessa Mazza

 
Baguá ajuda a mapear a energia de sua casa

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa, popularizada nas últimas décadas, que pode nos ajudar a harmonizar diversas áreas da vida, como a financeira ou a de relacionamentos, por exemplo. Para que isso aconteça, é preciso aplicar nos ambientes a decoração certa para cada lugar. Isso pode ser feito por meio do uso de cores e tecidos; ou de elementos, como vidro, madeira e metal. Também é possível organizar a disposição dos móveis ou aproveitar os benefícios da presença do sol e da água nos ambientes.

É interessante pensar que o Feng Shui começou com simples observações sobre os ambientes e os efeitos que causavam na vida das pessoas, ao ponto de se reconhecerem padrões que se cristalizaram num conjunto de regras que hoje proporcionam o bem-estar e o sucesso para aqueles que o aplicam em seus lares.

Mas como descobrir qual é área da prosperidade, da saúde ou da criatividade em uma determinada área? Apesar de haver várias escolas no Feng Shui, uma das técnicas mais comuns e populares no Ocidente é a aplicação do baguá. Esta figura octogonal é dividida internamente em 9 partes, onde cada uma representa um elemento e uma energia específica. Para aplicar o baguá, basta colocá-lo sobre o mapa de determinado ambiente, que pode ser uma casa, um terreno ou mesmo um cômodo. A referência é a porta de entrada que, por sua vez, deverá coincidir com a área do trabalho. Assim, podemos descobrir que parte de nossa casa, por exemplo, é regida pela carreira, pelos relacionamentos ou ainda pela espiritualidade.

Por isso que, se há pessoas doentes em nosso lar, devemos prestar atenção à área da saúde. O intuito é perceber justamente se esse espaço anda atulhado, sujo ou mal-utilizado. Esses fatores costumam prejudicar a livre circulação do chi, a energia vital, segundo os chineses.

Feng Shui na prática

Confira abaixo 12 dicas essenciais que podem ajudar você a deixar sua casa ainda mais harmonizada:

  • 1Ambientes com muitas pontas, como arestas nas paredes e prateleiras pontiagudas, não costumam oferecer tranquilidade aos habitantes. Já cores fortes como preto, vermelho e roxo, podem incitar discussões e emoções acaloradas. O ideal para quem precisa de momentos de calmaria é o uso de tons calmantes de azul.
  • 2O excesso de espelhos nos quartos - principalmente junto às camas - e de aparelhos eletrônicos, prejudica o sono e o descanso.
  • 3Mantenha todos os ambientes limpos, pois se existe sujeira em uma determinada área, a energia vital não circula no ambiente, podendo atrair doenças.
  • 4As portas e janelas devem abrir totalmente, sem nenhum impedimento, assim, as oportunidades podem de fato adentrar nos ambientes e também em nossas vidas.
  • 5Deve haver amplo espaço para circulação entre móveis, para que a energia também possa circular livremente pela área, trazendo vitalidade e uma sensação de paz e harmonia.
  • 6Uma casa iluminada e ventilada é fundamental para permitir a circulação da energia vital, além de não deixar nenhuma área estagnada. Para isso, é preciso que o ambiente receba uma boa dose de luz solar.
  • 7Plantas e animais também ajudam a equilibrar as energias.
  • 8Portas em corredores devem ficar fechadas para evitar disputas na casa, já que a energia se dispersa em muitos cômodos. Do mesmo modo, latas de lixo e tampas de vasos devem ficar tampadas para prevenir que a energia vital do ambiente seja drenada.
  • 9Fogões bem limpos e o uso rotativo de todos os objetos da casa atraem prosperidade, pois nada fica esquecido ou sem utilidade.
  • 10É fundamental evitar a presença de quartos bagunçados, assim como objetos embaixo de camas ou sobre armários para não atrapalhar nosso descanso, evitando igualmente sentimentos opressores e depressivos.
  • 11Quadros nas paredes devem representar boas coisas. Quem quiser atrair um amor, por exemplo, deve evitar expor figuras que remetam à tristeza ou à solidão.
  • 12Não conserve objetos que lhe tragam memórias ruins, mesmo que nem sempre você associe o objeto a uma determinada pessoa ou situação.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, é taróloga há mais de 15 anos. Estuda as abordagens desta prática, com o fim de decifrar a complexidade humana, abrangendo em suas consultas temas como feng shui, i ching, astrologia e numerologia. Saiba mais »

contato: vanne.furquim@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS