Juliana Garcia
Por Juliana GarciaLeia em 5 min.02/01/2013 

Você já abraçou alguém hoje?

Experimente trazer esse gesto de carinho para seu cotidiano

Experimente trazer esse gesto de carinho para seu cotidiano

Vivemos numa era em que se tornou lugar comum dizer que não tem tempo e que está na correria. É ou não é verdade? Pense quantas vezes você ouviu alguém suspirar dizendo que anda muito atarefado. Mas, no fundo, parece que a maioria das pessoas já vem tomando esse estado de correria e falta de tempo como um status, como se fosse uma grande vantagem.

Nessa onda de correria, vamos perdendo também o contato físico e pessoal. Muitas vezes, se passa um dia inteiro sem que se tenha tocado alguém – não vale os esbarrões na calçada ou o aperto formal de mãos no trabalho. Qual foi a última vez que você deu um abraço de verdade em alguém? Digo abraço de verdade, porque também existem abraços formais, de cumprimento rápido, em que mal sentimos o outro.

Abraço é bom de todo jeito

Nós, humanos, carecemos de toque, de carinho, de calor, de aconchego. E o abraço reúne tudo isso num único gesto! Uma das coisas mais gostosas da vida é se sentir preencher pela afabilidade de um abraço forte, vivo, cheio de sentimento. Um abraço que pode ser silencioso, quem sabe até envolvido num acalanto, com um suave balançar. Tem também o abraço de lado, para amigos e companheiros que querem seguir andando juntos. Um abraço alegre, um abraço de saudades, um abraço de carinho puro e simples. É bom de todo jeito!

Ele renova as nossas energias e traz novo ânimo quando precisamos daquele ombro amigo. Nesse mundo que anda frio com tanta correria e atropelos, em que poucas vezes olhamos nos olhos, um abraço é quase que um manifesto! Um manifesto por uma vida mais humana, mais acolhedora e repleta de sentido.

Abraçar é tornar um momento especial, sentir a presença do outro de maneira inteira, acolher e ser acolhido, consagrar o aqui e agora. Num gostoso abraço podemos sentir que bom mesmo é ter o tempo ao nosso favor, sem correrias, viver integralmente cada instante, curtir de verdade a companhia das pessoas especiais de nossa vida. Esses minutos de conexão são valiosos. Aproveite e abrace mais!

Juliana Garcia

Juliana Garcia

Escritora, criadora, consultora, psicóloga, psicodramatista. Seu trabalho gira em torno da Autenticidade e da Criatividade. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Cursou formações em Coaching pela Abracoaching e Condor Blanco Internacional. Foi professora do curso de pós-graduação em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Criadora de diversos cursos livres e conteúdos mais livres ainda. Contato: contato@julianaggarcia.com.br