Juliana Garcia
  • Por Juliana Garcia
  • Leia em 11 min.
  • 10/05/2016
  • Atualizado em 10/05/2016 às 12:43

Você conhece seus talentos?

Aprenda como descobrir, exercitar e ampliar suas melhores capacidades

Aprenda como descobrir, exercitar e ampliar suas melhores capacidades

Você conhece seus talentos?

Quais são seus talentos? Você tem usado seus dons no cotidiano? Você observa como pode expandir cada um deles? Bem, se você já titubeou na primeira questão, pode ser que você esteja numa visão de mundo em que muita gente também está, achando que “talento” precisa ser algo surreal ou uma capacidade artística. Na verdade, nossos talentos são os nossos dons naturais, coisas que a gente realiza com fluidez e que por serem tão comuns para nós podem até ficar invisíveis. A nossa conversa aqui é justamente para ajudar você a descortinar essas forças, que já estão aí dentro.

Vamos por partes, então? Esse é já é um importante trunfo: transforme os grandes objetivos em tarefas menores, isso facilita a sua ação e também a percepção dos avanços.

Primeiro passo: descobrir seus talentos

Aqui vão algumas perguntas para se aproximar deles:

  1. – O que você faz naturalmente, sem grande esforço e se sente à vontade quando realiza?
  2. – Quando era criança, quais eram as suas brincadeiras preferidas? E o que lhe empolgava nessas atividades? Por trás disso, costumam haver talentos escondidos.
  3. – O que você mais gosta de fazer quando tem tempo livre?
  4. – Na sua personalidade, quais são seus pontos fortes?
  5. – O que as pessoas pediriam que você ensinasse a elas, porque você faz muito bem?

Segundo passo: exercitar seus talentos

Pense nesses tesouros como um músculo que precisa se exercitar para se manter firme, forte e poder alcançar o melhor desempenho.

Ao ter clareza sobre quais são seus talentos, pense em múltiplas maneiras de exercitá-los em seu cotidiano, nas várias áreas da vida. Além de fazer com que cada talento se expanda, você vai envolver sua vida num clima de muito mais motivação. Você estará cercado do que mais tem a ver com você, mobilizando sua energia criativa e fazendo o que você faz melhor!

Se um dos seus talentos for, por exemplo, a comunicação, use mais essa capacidade no seu ambiente de trabalho. Pense em formas de usá-la em novos ambientes, para comunicar suas ideias para o mundo, para melhorar o contato com sua família. Trace um plano de ação para fazer isso deliberadamente e acompanhe os resultados. E se abra também para as novas oportunidades que surgirem de aplicar os seus talentos. É bom fazer um registro disso para ir acompanhando seus avanços, desafios e resultados.

Terceiro passo: ampliar seus talentos

Ao utilizar seus talentos em diversas áreas da vida, com certeza você já vai começar a ampliar a energia deles. Agora, desafie-se a ir além!

  1. – Faça um mix dos seus talentos: reúna mais de um deles em tarefas novas no seu cotidiano. Ex.: João vai usar sua criatividade e as habilidades tecnológicas para criar um blog e compartilhar suas ideias na web.
  2. – Use seus talentos para modificar seus pontos a melhorar: crie uma tarefa que direcione um talento para solucionar um problema atual. Ex.: Maria tem o talento de ser autodidata e está sofrendo com a desorganização de suas tarefas. Vai usá-lo para pesquisar e aprender ferramentas para organizar melhor seu tempo.
  3. – Reúna-se com pessoas e explorem juntos os seus potenciais em novas empreitadas. Pode ser em projetos profissionais, organizar encontros sociais, engajamento em causas, enfim, o que a criatividade apontar e o que a confluência entre os talentos fizer aparecer.
  4. – Desafio: crie uma outra maneira de ampliar seus talentos, que não esteja nessa lista.

Aceita o desafio de ter uma vida cercada pelo que você tem de melhor para oferecer ao mundo?

Olá, essa matéria foi útil para você?
Juliana Garcia

Juliana Garcia

Escritora, criadora, consultora, psicóloga, psicodramatista. Seu trabalho gira em torno da Autenticidade e da Criatividade. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Cursou formações em Coaching pela Abracoaching e Condor Blanco Internacional. Foi professora do curso de pós-graduação em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Criadora de diversos cursos livres e conteúdos mais livres ainda. Contato: contato@julianaggarcia.com.br Saiba mais