Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 3 min.
  • 22/12/2017
  • Atualizado em 30/04/2018 às 19:05

Violeta é a cor do ano de 2018 da Pantone

Dicas de Cromoterapia, Feng Shui e Meditação ajudam a energizar ambientes e pensamentos

Violeta é a cor do ano de 2018 da Pantone

A Pantone – empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores e padrões gráficos – elegeu para 2018 o violeta como a “cor do ano”, a quem chamou de “Ultra Violet”, ou 18-3838 conforme os códigos de cor da companhia. Para o grupo, o violeta é criativo e imaginativo.

Vivemos em tempos que precisam de criatividade e imaginação. É esta energia criativa e inspiradora que nos traz a cor ultra violet, um roxo resultante do azul escuro, que eleva nossas expectativas aos mais altos níveis”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Colour Institute.

Para trazer mais luz ao violeta, que deve ser tendência no mundo do design e da moda nos próximos doze meses, o Personare ouviu três dos especialistas sobre como aplicá-lo no seu dia a dia. Veja algumas dicas de Cromoterapia, Meditação e Feng Shui para aproveitar a cor do ano no seu ano.

Cromoterapia

“Segundo a Cromoterapia, a cor violeta tem o poder de transmutação e transformação, ajudando-nos no desenvolvimento espiritual e processos de autoconhecimento. Essa cor traz um nível elevado de paz e equilíbrio e também nos ajuda a olhar para dentro de nós e trazer o nosso melhor para fora. Traz o equilíbrio entre espírito e matéria”, explica a especialista e terapeuta holística Solange Lima.

Veja dicas da cromoterapeuta:

  • O violeta promove o silêncio, a concentração e a paz interior, e é muito indicado para práticas meditativas. Uma dica para aproveitar a tendência é fazer a água solarizada na cor violeta.
  • Antes de dormir, imaginar um banho de cachoeira na cor violeta vai transmutar as energias negativas do seu dia, eliminando pensamentos ruins e pessimismo. Isso vai purificar suas emoções, elevando sua frequência vibratória.
  • A visualização na cor violeta em um exercício de Meditação é muito útil. Basta inspirar e expirar de três a quatro vezes, mentalizando a cor no topo da cabeça durante um período de dois a três minutos e descendo até a sola dos pés.
  • Podemos usar o violeta também na alimentação. Busque alimentos na cor como uva, beterraba, amora. Isso trará benefícios também no seu dia a dia.
  • O uso do violeta nas roupas e acessórios também são bem vindas. Incluí-las quando necessita da energia da cor ajuda a trazer mais paz e equilíbrio no seu dia a dia.

Feng Shui

“No Feng Shui, o violeta é uma das cores do guá da espiritualidade, também chamado de guá da sabedoria e do conhecimento. O uso da cor nos ambientes – em paredes e objetos ou acessórios de decoração como tapetes, almofadas, mantas – traz o simbolismo da intuição, da meditação, da conexão elevada, do foco com estudos e pesquisas, com autoconhecimento e insights e, por isso, energiza, estimula e ilumina essas intenções.

+ Feng Shui para a espiritualidade

Outra área no Feng Shui relacionada a cor violeta é o guá da prosperidade. A cor é associada a esse guá pela simbologia de nobreza e realeza/riqueza. Pode ser usada na cor interna ou externa dos imóveis – em paredes, fachadas, detalhes como portas, janelas – para atrair essa energia. Ou em itens de decoração como vasos, cortinas e outros detalhes decorativos.

A prosperidade no Feng Shui é riqueza, bem-estar e bênçãos na vida pessoal e profissional. Pode-se usar a energia da cor para prosperidade e espiritualidade nas roupas e acessórios também”, explica Cristina Ventura, consultora de Feng Shui para residências e empresas.

+ Dicas de Feng Shui para ter energia extra para realização pessoal

Meditação

A cor violeta é uma frequência de alta vibração, e a ultravioleta é uma frequência vibratória que não somos capazes de ver com os olhos do corpo físico. Portanto, fechar os olhos e imaginar o violeta nos envolvendo completamente e observar o que se sentimos é um instrumento de Meditação poderoso. Esta frequência é o fogo sagrado de um amor tão puro que transmuta toda energia negativa em luz pura. Lembrando sempre que tudo que imaginamos, no campo sutil das energias, torna-se verdade. Quem sabe, com a prática desta Meditação, aos pouco poderemos sentir a violeta nos envolver”, explica Regina Restelli, criadora da terapia dos Chakras e especialista em Meditação.

+ Meditação para iniciantes

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais