Teste: você é afetada pela irritação típica da TPM?

Descubra a resposta e conheça 3 formas de usar o mau humor para se conhecer melhor

Teste: você é afetada pela irritação típica da TPM?

Eis o princípio da coisa: “Mau humor é uma criação de diversas conjunturas: alimentação + hormônios + autoconhecimento”. Você poderia mandá-lo para escanteio quando ele decidisse se manifestar, ou até impedi-lo de aparecer nos momentos do ciclo que parece onipresente. Quer saber como isso é possível? Faça o teste para investigar se além dos sintomas físicos da TPM, você também é afetada pelo mau humor típico dessa fase. Faça o teste abaixo e descubra a resposta. Depois, confira dicas para usar a irritação a seu favor.

Perguntas

Você costuma se irritar com pessoas sorrindo e felizes à sua volta?
A – Sim
B – Não
C – Às vezes

2 – As pessoas costumam dizer que conviver com você é um grande desafio, ou você sente que elas intimamente pensam nisso?
A – Sim
B – Não
C – Às vezes

3 – Vocês costuma dar “patadas” nas pessoas do seu convívio por muito pouco?
A – Sim
B – Não
C – Às vezes

4 – Você acha que na maioria das vezes não é uma companhia muito agradável, por conta de sua irritação?
A – Sim
B – Não
C – Às vezes

5 – Você cobra muito dos outros e de si mesma?
A – Sim
B – Não
C – Às vezes

6 – Tem dias que nem você mesma se suporta?
A – Sim
B – Não
C – Às vezes

7 – Você costuma achar que a vida é sempre estressante e que você terá que viver irritada pelo resto de sua vida?
A – Sim
B – Não
C – Às vezes

Se você respondeu “sim” ou “às vezes” (letras A ou C) para duas ou mais perguntas, isso significa que o mau humor está afetando negativamente seu dia a dia e várias dimensões da sua vida, como sua carreira, seus relacionamentos e até sua autoestima. É muito provável que sua alimentação, seu estilo de vida e sua relação consigo mesma estejam por trás desse mau humor. Confira nas próximas páginas algumas estratégias para usar o mau humor a seu favor, considerando os aspectos da sua saúde física e emocional; se conhecer melhor; fazer as pazes consigo mesma e viver de bem com a vida.

1 – O que estou comendo que interfere no meu humor?

Talvez você nunca tenha percebido isso, mas o que comemos interfere no nosso humor diretamente. Pode ser imediato, como quando come um doce e se sente ótima imediatamente, para cerca de meia hora a duas horas depois começar a sentir mau humor novamente. Ou pode ser cumulativo, como comer com frequência produtos alimentícios cujo ingrediente principal é o trigo branco, e perceber o mau humor aumentando à medida que os intestinos se constipam. Pode ser que até se sinta particularmente mais agressiva, coma um grande pedaço de carne vermelha de almoço e sinta uma fúria profunda atravessando o seu ser para atingir a primeira pessoa coitada que ousar passar na sua frente.

A questão é observar-se e conhecer como seu corpo funciona. Muito do que sentimos emocionalmente pode estar sendo criado pelo que colocamos na nossa boca, principalmente se consumimos com frequência alimentos altamente processados. Comece a incluir mais comida de verdade e veja seu mau humor indo embora pela porta.

2 – Em que momento do ciclo menstrual estou, que interfere no meu humor?

Por mais que tentem nos fazer acreditar que devemos nos comportar e nos sentir da mesma forma todos os dias, somos seres mutáveis. Nosso humor dança no ritmo de nossos hormônios, e tentar brigar com isso causa ou aumenta muito o mau humor. O simples conhecimento de que momento do ciclo estamos já nos ajuda a tirar o peso de se forçar a ser sociável e alegre no período introspectivo pré-menstrual. E quando nos forçamos, o mau humor vem para nos lembrar que estamos indo contra o que aquele momento pede.

É preciso respeitar e aprender a usar cada nível de nossos hormônios femininos, pois assim não nos colocamos no limite das nossas capacidades, que, quando ultrapassado, causa as reações que não desejamos. Lembrando que quem usa anticoncepcional hormonal tem interferência nessa dinâmica. E isso causa ainda mais mau humor, por manter artificialmente níveis altos de hormônios no corpo. Veja aqui alguns métodos contraceptivos acessíveis, como eles agem no corpo, seus possíveis efeitos colaterais e como amenizá-los.

3 – O que estou consumindo com os meus sentidos que interfere no meu humor?

Muitas vezes não nos damos conta, mas o que lemos em livros, website e revistas; assistimos na TV ou internet; vemos de publicidade; ouvimos de músicas e podcasts interfere instantaneamente no nosso humor e também tem efeito cumulativo. Lembre-se disso da próxima vez que se pegar com a boca na botija do mau humor e observe como se sente com as informações e estímulos que você estava interagindo antes, ou com os quais você tem interagido com mais frequência. Não é que devemos nos isolar numa comunidade que só ouve mantras “paz e amor” e não tem contato com a grande mídia. Porém, somos responsáveis pela qualidade de nossos pensamentos e sentimentos, e como os nutrimos. Ou seja, você pode escolher alimentar seu mau humor com conteúdos que vão exacerbá-lo, ou que vão acalmá-lo.

Então, ao invés de ficar irritada porque seu humor não está dos melhores, saiba que você tem a capacidade e as ferramentas para aprender a lidar com ele, e até transformá-lo num eficaz mecanismo de autoconhecimento do seu corpo e da sua mente. Ao invés de brigar com seu mau humor, use-o como um amigo que vem alertar que você precisa se nutrir um pouco mais e melhor. E, assim, fazer as pazes consigo mesma.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Melissa Setubal

Melissa Setubal

Pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, sou certificada como coach de saúde pelo Institute for Integrative Nutrition e pela American Association of Drugless Practitioners (AADP). Especializada em Saúde da Mulher, criei a metodologia Ame-se por Inteiro, bem como diversos programas voltados para alimentação, ciclo menstrual e autoconhecimento. Saiba mais