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  • Por Equipe Personare
  • Leia em 5 min.
  • 10/04/2014
  • Atualizado em 29/05/2018 às 22:46

Substituições mais baratas para a Goji Berry

Alimentos populares no Brasil têm mesmos benefícios que fruta da moda

Substituições mais baratas para a Goji Berry

Não se fala em outra coisa: goji berry é a fruta do momento. Com altos índices de nutrientes e benefícios para a saúde, ganhou status de superalimento e despertou a curiosidade. Originária da China, a fruta é usada na Medicina Tradicional Chinesa há muito tempo e é bastante conhecida entre os povos orientais.

Segundo a coach em Saúde Integrativa, Melissa Setubal, a fama da goji berry é merecida. Da família do tomate, da berinjela e dos pimentões, ela tem doses altas de nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas A, B1, B2, B6 e E. Outro atrativo é a quantidade elevada de vitamina C, que supera alimentos conhecidos por serem fontes deste benefício, como a laranja.

“Rica em fitonutrientes antioxidantes benéficos para o sistema nervoso, a goji berry também ajuda a elevar os níveis de imunidade no corpo, já que aumenta a produção de células brancas no sangue. Outro fato curioso é que ela estimula o hormônio do crescimento nos humanos, sendo conhecida como a fruta da longevidade”, explica Melissa.

Porém, mesmo sendo alvo do interesse de muitas pessoas, o consumo da fruta no país ainda é restrito. Por só conseguir nascer em solo chinês devido às condições climáticas e geográficas, um quilo de goji berry pode custar mais de R$ 200 em lojas especializadas em produtos naturais importados. Outro obstáculo para o consumidor é a dificuldade de encontrar locais que vendam o superalimento, além da grande viagem que a fruta faz para chegar ao Brasil, que pode diminuir a eficácia de muitos de seus nutrientes.

Pensando nisso, confira dicas de frutas e condimentos que proporcionam os mesmos benefícios encontrados na goji berry – e são de fácil acesso aos brasileiros.

Morango, açaí e jabuticaba são antioxidantes e anti-inflamatórios

A dica de Melissa para garantir as características antioxidantes e anti-inflamatórias da goji berry no dia a dia é o consumo de morango, açaí e jabuticaba. Velhas conhecidas dos brasileiros, as frutas são ricas em vitaminas A, B, C e E, além de ter flavonoides, substâncias que garantem a ação antioxidante e previnem contra doenças cardíacas, diabetes e câncer. Cheias de minerais como cálcio, ferro e potássio, as frutas também são anti-inflamatórias.

Além dos benefícios citados, o morango também possui muitas fibras alimentares, o que auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo. Já o açaí, considerado por muitos o superalimento brasileiro, tem antocianina – substância que previne o envelhecimento das células e dos órgãos – além de ser afrodisíaco.

Acerola, limão e goiaba são grandes fontes de vitamina C

A goji berry é uma excelente fonte de vitamina C, o que ajuda a imunizar o corpo. Porém, outras frutas também podem garantir o mesmo benefício, como a acerola, o limão e a goiaba. Para Melissa, o suco da acerola é muito apreciado e fácil de encontrar. E três ou quatro dessas frutinhas suprem a necessidade diária de vitamina de um adulto. Dica para garantir o melhor da acerola: quanto mais verde estiver a casca, mais vitamina C ela oferecerá.

Já a nutricionista Amanda Regina aposta no limão e na goiaba como ótimas fontes de vitamina C. O limão ajuda a desintoxicar o organismo e ativar o sistema imunológico graças à vitamina e ao d-limoneno, um princípio ativo presente em sua casca e que ajuda no combate da ansiedade e da depressão. Além de refrescante, a fruta também ajuda no emagrecimento, devido ao alto teor de ácido cítrico, que dissolve toxinas e gorduras.

Além da ação imunizante da vitamina C, a goiaba também apresenta grandes níveis de vitaminas A e do complexo B. Rica em fibras que estão concentradas principalmente em sua casca, a fruta ainda ajuda na digestão.

Cacau possui mais vitamina C que goji berry

O cacau e o açaí em pó têm, respectivamente, o dobro e o triplo da quantidade de vitamina C da goji berry, é o que garante o médico nutricionista Eric Slywitch. Segundo ele, existe um índice na Nutrição chamado ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), que ajuda na classificação dos alimentos de acordo com seu poder antioxidante. Muitos condimentos têm teor de ORAC bastante elevado, e podem ser usados para otimizar o poder antioxidante dos alimentos que ingerimos.

“100g de cravo em pó, por exemplo, têm oito vezes mais vitamina C que a goji berry, levando em consideração o índice ORAC. Já a canela em pó possui seis vezes mais vitamina que a fruta. Desta forma, utilizar diversos condimentos ao longo do dia também é uma alternativa para garantir a quantidade certa de vitamina C que o organismo precisa”, orienta Eric.

Dieta balanceada e saúde em dia proporcionam longevidade

Para estimular o hormônio do crescimento e a longevidade, nada melhor do que uma dieta balanceada. Comer frutas variadas que garantam uma grande quantidade de vitaminas e minerais, vegetais, folhas verde-escuras, feijões e castanhas pode ser uma ótima forma de manter a saúde, na opinião de Melissa. Outro benefício deste estilo de vida é a possibilidade de variar os alimentos do cardápio sempre quando for necessário. Isso evita tornar uma pessoa escrava dos componentes de algum determinado alimento, como a goji berry.

Confira a seguir uma receita que oferece vários dos benefícios da goji berry.

Receita de mousse de banana com manga e limão

Para adoçar o seu dia de forma leve e cheia de benefícios para a saúde, a nutricionista Amanda Regina ensina a receita de mousse de banana com manga e limão, que garante uma boa quantidade de vitamina C ao longo do dia. Além disso, vale reforçar que segundo a especialista, a banana é uma fruta rica em fibras e vitaminas A e C, além de minerais como potássio, magnésio, cálcio e ferro.

Já a manga, além de conter ácido glutâmico e melhorar a concentração e a memória, também atua na produção das células vermelhas do sangue, já que possui uma grande quantidade de cobre em sua composição.

Mousse de banana com manga e limão

Ingredientes:

  • 1 banana madura – de preferência a nanica, que fica mais saborosa
  • 1 fatia de manga
  • Suco de ½ limão espremido

Modo de fazer:
Congele a banana descascada e enrolada em papel filme por quatro horas. Depois, coloque a banana, a fatia de manga e o suco do limão no liquidificador e bata, na função pulsar, até que a massa atinja a consistência de sorvete. Despeje a mistura em uma taça e delicie-se.

Foto: Amanda Regina.

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