Leo Chioda
  • Por Leo Chioda
  • Leia em 3 min.
  • 01/06/2019
  • Atualizado em 03/06/2019 às 13:41

Sete de Copas: arcano do mês para Escorpião

Tarot e Astrologia juntos? Confira tendências para amor e trabalho em junho

Sete de Copas: arcano do mês para Escorpião

O zodíaco também é uma roda. Alguma vez você já tinha parado para pensar nisso? O zodíaco da Astrologia é também uma representação do tempo – a mesma simbologia da Roda da Fortuna, arcano regente de  junho. Refletindo sobre isso e tendo por base o arcano do mês, sorteei uma carta específica para cada um dos signos, com o objetivo de  aprofundar as tendências para o período. A carta sorteada para Escorpião foi o Sete de Copas.

TAROT E ASTROLOGIA JUNTOS?

É comum ver associações entre oráculos distintos como Tarot e Astrologia. Há quem leia Tarot junto com as Runas ou conforme as tendências dos astros consultando o I Ching. Mas a verdade é que cada oráculo é um sistema simbólico que funciona por si só, não dependendo jamais de um outro para funcionar devidamente.

Ainda que se façam essas associações, é preciso entender que cada sistema oracular tem suas regras e perfis de expressão das informações que fornece. Assim, uma tendência astrológica pode parecer bastante com uma tendência de um arcano.

É gratificante e até auspicioso quando um oráculo parece conversar com outro, mas é sempre importante ressaltar a autonomia de cada um deles. No caso dos arcanos para cada signo, o zodíaco serve como uma forma de categorizar as pessoas e direcionar melhor os interessados. Não que todos os escorpianos sejam iguais, sabemos que não. Mas podemos encarar cada signo solar como uma espécie de grupo de pessoas com características relativas.

Assim, além da Roda da Fortuna, arcano que rege o mês de junho em si, temos um arcano do Tarot para cada signo astrológico. Ainda que o conteúdo seja desenvolvido pensando separadamente em cada signo, as cartas funcionam independentemente da Astrologia e vice-versa.

Confira as tendências de junho para Escorpião:

ESCORPIÃO – SETE DE COPAS

AMOR

Se você está em um relacionamento afetivo, o Sete de Copas garante momentos de prazer e entrosamento com a pessoa amada, mas também exige seriedade para não alimentar expectativas ou fantasiar demais os problemas como se fossem detalhes passageiros. O Tarot exige, em junho, uma postura emocional cada vez mais sensata diante dos seus próprios sentimentos e também objetiva diante do que não anda bem no vínculo amoroso.

A vida a dois exige cuidados cada vez mais frequentes.

Se você não está em uma relação amorosa, esta carta pede absoluto cuidado com o encantamento que ocorre diante de alguma pessoa pela qual você se atrai ou tende a mexer com seus sentimentos. Pode ser que a sua vontade de ter algo sério com alguém seja tão grande neste mês que lhe faça ver as pessoas como você gostaria que elas fossem, mas nem sempre é assim. O melhor a fazer é encarar a realidade: nem tudo é o que parece, nem tudo o que reluz é ouro. Demonstre sensatez e autoproteção antes de abrir o coração com tanta rapidez.

TRABALHO:

Se você trabalha, este arcano lhe dá um toque importante: não deposite tanta confiança nem dê muita força ao que e a quem você conhece pouco. No âmbito profissional, a melhor postura a ser adotada é a objetiva e longe de tomar qualquer partido. Ao invés de perder tempo com algum problema ou com problemas dos outros, atenha-se aos seus compromissos. O Sete de Copas é uma carta de dispersão que tende a acarretar atrasos em seus compromissos e uma queda no seu próprio rendimento.

Se você não tem emprego no momento, o Sete de Copas é sinal de que várias oportunidades de trabalho podem surgir, mas não necessariamente elas serão favoráveis ou duradouras. O melhor a fazer é analisar as propostas de maneira sensata, sem fantasiá-las. Por mais que você busque estabilidade financeira, junho é o período mais propício para manter os pés no chão e evitar expectativas exageradas.

ORIENTAÇÕES

Sete de Copas é uma carta de prazeres e de esperanças a respeito de pessoas ou de situações, como se você esperasse o melhor delas. Claro que esperar o melhor é importante, mas não adianta nada apostar todas as fichas em algo ou alguém, pois a tendência é se decepcionar depois. Isso ocorre porque suas expectativas podem ser maiores do que a realidade se apresenta, por isso o mais sensato é não depender dos outros ou das coisas para seguir firme e forte. Faça sem esperar nada em troca.

O QUE A RODA DA FORTUNA LHE CONCEDE: otimismo e entrega, tão necessários para lidar com a dureza da vida. Mas isso não pressupõe apostar todas as suas fichas em situações ou pessoas. O melhor a ser feito é viver de modo leve, mas sempre de olho nas obrigações e no que pode ser mudado. O que estiver além de você, a vida se encarrega.

Releia o arcano do mês para repassar todas as diretrizes do Tarot e fazer de junho um período mais significativo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Leo Chioda

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor do Tarot Direto e Tarot Mensal do Personare. Saiba mais