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Salamba Sarvangasana: postura do Yoga favorece o equlíbrio da tireóide

O Salamba Sarvangasana é uma postura que leva uma circulação boa para o coração, peito e garganta.

Salamba Sarvangasana: postura do Yoga favorece o equlíbrio da tireóide

Salamba Sarvangasana é uma postura também conhecida como a mãe dos asanas pois leva uma circulação boa para o coração, peito e garganta favorecendo o equilíbrio da tireoide. A Salambra sarvangasana é feita elevando todo o seu corpo de forma invertida com apoio sobre os ombros aonde as mãos ficam de amparo e ação de elevação das costas.

A versão final da mesma leva-se algum tempo a ser conquistada porém existem variantes inumeráveis no universo do Iyengar yoga que podem ser adotadas para adaptar-se às restrições pontuais de cada indivíduo.

Ela não deve ser efetuada no período menstrual, por aqueles que sofrem de pressão alta, problemas no pescoço, problemas nos olhos por exemplo.

As inversões dão-nos coragem e sensação à novas perspectivas e pontos de vista. Igualmente ajudam muito a estimular e regular o seu sistema endócrino e nervoso , quadros de prisão de ventre, gripes e sinusites.

BKS Iyengar menciona que “após uma longa doença, a prática deste asana regularmente duas vezes por dia” pode ajudar a recuperar a vitalidade perdida.

Bellur Krishnamachar Sundararaja (BKS) Iyengar nasceu em 14 de dezembro de 1918. Guruji como é conhecido sofreu de malaria, febre tifóide e tuberculose na infância e foi introduzido ao yoga na idade de 16 anos pelo seu Guru Sri T. Krishnamacharya.

Teve 6 filhos com Ramamani sendo que um deles (Prashant) segue no ensino do ai na atualidade. Tornou-se conhecido no mundo ocidental através do violinista Yehudi Menuhim em 1952.

Em 1973, Guruji inaugurou o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (RIMYI) em Pune. Seus livros publicados , 14 ao total ,têm como mais famoso  o „Light onYoga”  já traduzido em 18 idiomas inclusive em português..

Guruji foi um praticante sincero e compromissado ensinando com grande ênfase em precisão  alinhamento levando seus estudantes e seguidores a quebrarem suas barreiras internas e resistências de toda sorte e forma. Conhecido por ser o único a ensinar o Atma Darshan (os temas mais elevados do yoga) através dos asanas.

Lembrar sempre de que ela não deve ser efetuada no período menstrual, por aqueles que sofrem de pressão alta, problemas no pescoço, problemas nos olhos por exemplo.

Como fazer o Salamba Sarvangasana

Na aula desse vídeo sugiro o uso de mantas para salvaguardar as cervicais. Lembrem de que é uma postura de inversão sobre os OMBROS e não sobre o PESCOÇO. Igualmente nesse aula específica lanço os pés ao apoio de uma parede para adequar o toque de seus dedões dos pés criado uma barreira tangível para vocês trabalhar a:

  1. ativação das pernas que devem rotacional a sua porção interna das virilhas para trás
  2. manter a região sacral dentro do corpo
  3. ao mesmo tempo que levamos os ísquios aos calcanhares.

Vejam bem…não é a adaptação mais fácil e básica que existe não. Mas para quem já teve contato com a postura e busca formas de explorar a mesma segue nesse vídeo uma sugestão.

O fato de você ter a parede à seu favor irá ajudar-te a fazer os passos 1, 2 e 3 e lembrem-se de que para efetivar o Salamba Sarvangasana com segurança é necessário um giro consistente dos braços de forma que a linha de seu braço interno suba e a linha de seu braço externo desça.

Essas atividades dos braços devem combinar-se com 1 a absorção das escápulas ao gradil costal posterior e com a 2 elevação das costelas laterais.

Boas práticas !!

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Analu Matsubara

Analu Matsubara

Professora certificada nível Senior internacionalmente pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga ligada ao Ramamani Iyengar Yoga Institute, em Puna, Índia. Organiza workshops nacionais e internacionais de Yoga, e idealizadora de dois estudios: “ESYSP- Estudio de Yoga São Paulo" e da "Casa Azul Yoga”. Também é terapeuta de Somatic Experience. Saiba mais