Receita de tortilhas de amaranto

Prato oferece sensação de saciedade e ajuda na digestão

Receita de tortilhas de amaranto

As tortilhas tradicionalmente são feitas com farinha de milho ou de trigo. Porém, podemos usar o amaranto, um grão tradicional do Peru, para adicionar mais fibras e proteínas nesta receita simples, dar mais sensação de saciedade e ajudar na digestão. Elas ficam deliciosas como entrada em um jantar, servido com guacamole ou alguma pastinha; como café da manhã ou um lanchinho no meio da tarde, com o recheio de sua preferência.

Tortilhas de amaranto

Preparo: 10 minutos | Cozimento: 30 minutos | Serve 1 ou 2 pessoas

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de amaranto
  • 1/3 xícara de fubá fino
  • Uma pitada de sal
  • Cerca de 1/2 xícara de água

Modo de preparo

Misture bem os ingredientes secos em uma tigela. Acrescente a água aos poucos até obter uma massa de consistência macia e não grudenta. Depois tire a massa da tigela e coloque sobre uma superfície polvilhada com um pouco de farinha. Trabalhe nela, amassando, por cerca de um minuto. Depois faça uma bola, parta em quatro pedaços e abra a massa com um rolo ou garrafa até formar discos finos e uniformes. Esquente uma frigideira de fundo grosso em fogo alto e coloque a massa sem óleo para cozinhar até que formem bolinhas na parte de cima. Vire e cozinhe de 3 a 4 minutos. Recheie com o que desejar (salgado ou doce) e enrole como panquecas. Você pode congelar as tortilhas e reaquecer na frigideira quando quiser comer.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Melissa Setubal

Melissa Setubal

Pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, sou certificada como coach de saúde pelo Institute for Integrative Nutrition e pela American Association of Drugless Practitioners (AADP). Especializada em Saúde da Mulher, criei a metodologia Ame-se por Inteiro, bem como diversos programas voltados para alimentação, ciclo menstrual e autoconhecimento. Saiba mais