Receita de pudim saudável que fortalece a imunidade

Essa receita de pudim saudável também auxilia no emagrecimento e é ótima para seu lanche e sobremesa

Receita de pudim saudável que fortalece a imunidade

Essa receita de pudim saudável leva só seis ingredientes e, ainda, auxilia no emagrecimento, reduz as taxas de colesterol do sangue e fortalece o sistema imunológico pela riqueza de nutrientes que fornece.

O principal ingrediente dessa receita de pudim saudável é a chia, uma semente que foi recentemente descoberta por especialistas em nutrição humana. Ela contém ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes como minerais (zinco, magnésio, cálcio, ferro) e vitaminas do complexo B (B3, B1 e B2).

Além disso, a chia contém antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e ômega 3, ácido graxo poli-insaturado e é um importantíssimo anti-inflamatório. 👏🏼

O Pudim de Chia é uma preparação que tem índice glicêmico baixíssimo, ou seja, baixa velocidade de digestão e absorção, não alterando significativamente a glicemia após a refeição, pois contém muitas FIBRAS por conta da chia.

A receita de pudim saudável é super fácil de fazer. E mais uma vantagem: contém gordura de boa qualidade proveniente do leite vegetal (de coco, amêndoas, amendoim). 🥛

Você pode deixar pronto para os lanches ou sobremesas da semana! Fica tranquilamente até três dias na geladeira.

Gostou de saber sobre os benefícios desta preparação? Então confira a receita a seguir!

INGREDIENTES DA RECEITA DE PUDIM DE SAUDÁVEL

  • 1 xícara de coco fresco seco ou amêndoas cruas e sem sal (200g)
  • 1 xícara de uvas passas brancas ou tâmaras sem caroço
  • 1 xícara de Sementes de Chia
  • 1 colher de chá de Canela em pó
  • 1 colher de chá de Extrato de baunilha
  • 3 xícaras de Água

COMO PREPARAR A RECEITA DE PUDIM SAUDÁVEL

  1. Deixar as amêndoas (se usar amêndoas para fazer o leite vegetal) e as uvas passas ou tâmaras de molho em água mineral separadamente por pelo menos 4 horas.
  2. Bater as amêndoas sem a água do demolho ou o coco seco fresco e mais 3 xícaras de água mineral no liquidificador até obter um creme homogêneo. Coar no saquinho de voal ou peneira fina.
  3. Bater o leite vegetal (de amêndoas ou coco) juntamente com as uvas passas brancas ou tâmaras com a própria água do demolho mais a canela e o extrato de baunilha.
  4. Juntar a chia ao leite de amêndoas ou coco já “temperado”. Misturar bem e deixar hidratar por pelo menos 20 minutos na geladeira até obter a consistência de pudim.
  5. Dispor o pudim de chia em tigelas individuais e se preferir fazer uma sobremesa mais elaborada, coloque um pouco Mousse de manga ou compota de frutas sem açúcar (a receita está aqui) ou calda de frutas vermelhas por cima de cada taça e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Olá, essa matéria foi útil para você?
Carina Muller

Carina Muller

Nutricionista, desenvolve um trabalho de conscientização e reeducação alimentar, unindo conhecimentos da nutrição funcional, medicina tradicional chinesa e técnicas gastronômicas. Ministra cursos online, palestras e realiza atendimentos em SP e RJ Saiba mais