Receita de polenta com molho vermelho de cogumelos

Prato aumenta imunidade e é fonte de fibras, proteínas e minerais

Receita de polenta com molho vermelho de cogumelos

ssa é uma refeição completa que sacia: a polenta fornece energia e fibras, enquanto os cogumelos fornecem proteínas, e os vegetais mais vitaminas e minerais.

Além disso, os cogumelos são um ingrediente-chave quando falamos de aumentar nossa imunidade e nossa energia vital. E também são muito fáceis de preparar, saborosos, versáteis, e leves.

Receita de polenta com molho vermelho de cogumelos

Ingredientes para a polenta

  • 2 xícaras de fubá
  • 6 xícaras de água
  • Sal marinho a gosto

Ingredientes para o molho

  • 2 xícaras de polpa de tomate, tomate pelado ou tomates picados sem pele e sem sementes
  • 200g a 300g de cogumelos frescos picados (champignon, shiitake, shimeji, portobelo, ou outro de sua preferência)
  • 2 a 4 dentes de alho picado
  • ½ pimenta dedo-de-moça picada
  • 10 raminhos de tomilho fresco ou 1 colher de chá de seco
  • Sal marinho a gosto
  • Azeite
  • Salsinha picada para decorar

Modo de preparo

Pegue uma panela média e uma tigela média de inox. A tigela deve encaixar na panela para ficar em banho-maria. Na tigela, misture fubá, sal e água, até incorporar tudo. Encha a panela com 1/4 de água, coloque a tigela por cima, acenda o fogo, e tape a tigela com a tampa da panela (encaixe sem deixar sair o vapor) ou papel-alumínio. Tenha uma colher de pau à mão para mexer a polenta de 10 em 10 minutos, durante cerca de 30 minutos a uma hora, dependendo da cremosidade que queira.

Em uma panela média, unte o fundo com um pouco de azeite, coloque o alho e a pimenta, e refogue de 30 segundos a um minuto em fogo médio. Acrescente os cogumelos e mexa bem, deixando-os murchar e ficarem úmidos. Inclua os tomates e um pouco de água, se necessário. Tempere com o sal e o tomilho e deixe cozinhando em fogo baixo de 10 a 30 minutos, dependendo de quão apurado você queira. Vá acrescentando um pouco de água ao longo do cozimento, caso comece a ficar muito grosso.

Sirva a polenta em tigelinhas, canecas ou xícaras pequenas, com o molho por cima, um fio de azeite e um pouco de salsinha. Faça tudo com antecedência, apenas esquente no momento de servir, acrescentando um pouco de água na polenta e no molho para reidratar.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Melissa Setubal

Melissa Setubal

Pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, sou certificada como coach de saúde pelo Institute for Integrative Nutrition e pela American Association of Drugless Practitioners (AADP). Especializada em Saúde da Mulher, criei a metodologia Ame-se por Inteiro, bem como diversos programas voltados para alimentação, ciclo menstrual e autoconhecimento. Saiba mais