Receita de pé-de-moleque sem laticínios

Doce expresso usa adoçante natural e é fonte de energia estável

Essa receita não leva nenhum tipo de laticínio, o que é perfeito para quem tem intolerância à lactose. O doce também é feito com melado de cana, que é um adoçante natural muito rico em minerais com sabor de roça, e canela, que é conhecida por estabilizar a glicose do sangue. Junto com a proteína do amendoim, esse pé-de-moleque vira fonte de energia estável, ao contrário do doce tradicional, que leva muito açúcar e causa picos de glicose no sangue, sobrecarregando o pâncreas.

Pé-de-moleque expresso

Preparo: 15 min | Cozimento: geladeira por 1 hora | Porção: 4 pessoas

Ingredientes

  • 1 xícara de amendoim cru sem casca
  • 1/2 xícara de amendoim torrado inteiro sem casca
  • 1/2 xícara de melado de cana
  • 1/2 colher de chá de canela
  • Uma pitada de sal marinho não-refinado

Modo de fazer

Em um processador, bata o amendoim até virar uma pasta. Junte o melado, a canela e o sal e bata mais um pouco até ficar homogêneo. Em uma tigela, misture a pasta com o amendoim torrado inteiro. Unte uma forma rasa com óleo de coco e espalhe a mistura até ficar uma camada de um dedo de espessura. Leve à geladeira por 1 hora.

Depois corte em pedaços quadrados de 4cm. Conserve em geladeira para ficar com textura firme, em recipiente fechado. Ele ficará com textura macia, e sua crocância vem do amendoim torrado.

Dica: deixe o amendoim cru de molho em água por cerca de 8 horas. Descarte a água. Assim você aumenta a absorção de nutrientes.

Melissa Setubal

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo.