Receita de pão de aveia e abobrinha (sem glúten)

Fácil de preparar, comida dá sensação de saciedade e é mais saudável que opções industrializadas

Uma das maiores dificuldades quando decidimos nos alimentar de forma mais saudável é abrir mão de certos hábitos, como o de comer o pãozinho que já vem pronto da padaria ou do mercado. Mesmo que busquemos as opções menos processadas, elas não costumam ser muto acessíveis.

Quando o assunto, então, são as versões sem glúten, o caso fica ainda mais complicado. Muita gente tem confundido o fato de um alimento ser sem glúten com saudável, e a grande maioria das opções disponíveis, além de caras, são feitas com farinhas refinadas, soja, açúcar e outros aditivos.

A solução está na sua cozinha, usando essa receita muito fácil de preparar, com ingredientes simples de encontrar, como aveia e ovos. Até o leite de amêndoas pode ser preparado em casa (veja aqui como fazer leite de amêndoas) ou ser substituído por água.

Pão de aveia e abobrinha sem glúten

Tempo de preparo: 10 min | Tempo de cozimento: 20 min | Serve 10 porções

Ingredientes

  • 2 xícaras de aveia laminada
  • 1 xícara de leite de amêndoas quente (ou água quente)
  • 1 abobrinha italiana pequena (sem sementes)
  • 2 colheres de sopa de amêndoas
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 ovos

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180°C. Em uma tigela, misture 1 xícara da aveia no leite de amêndoas quente. Deixe descansar por 5 minutos. Triture o restante da aveia em um liquidificador ou moedor de café, ou use farinha de aveia integral. Misture os ovos (retire a pele da gema para eliminar o cheiro forte), a abobrinha ralada e o sal.

Misture em outra tigela os ingredientes secos. Junte-os gentilmente aos molhados e adicione as amêndoas picadas grosseiramente. Unte com azeite um forma retangular 20 x 30, coloque a massa e deixe-a descansar por 20 minutos num lugar aquecido.

Depois, asse em fogo médio-baixo por cerca de 20 a 45 minutos, dependendo do potência do seu. Depois de esfriar, fatie e congele para comer depois. O pão dura de 2 a 3 dias fresco.

Melissa Setubal

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo.