Receita de Ovos Assados

Além de saborosos, ingredientes fornecem ômega-3 e favorecem ação anti-inflamatória

A Páscoa está chegando! Pensando nisso, eu já preparei diversas receitas com chocolate para adoçar a vida e entrar no clima do feriado, sem precisar recorrer aos chocolates industrializados em forma de ovo. E por falar em ovo – aquele que provém das aves -, este, sim, é o verdadeiro símbolo desse ritual que celebra a fertilidade.

Assim, esta receita com ovos é uma ótima opção para um brunch no final de semana (aquela combinação de café da manhã com almoço), de entrada em um jantar com vários pratos ou mesmo de refeição, se pensarmos em praticidade, já que é possível comer na própria assadeira em que o prato é feito.

O ideal aqui é usar ovos orgânicos de galinhas criadas soltas. Esse detalhe é muito importante porque apenas esses animais têm uma alimentação 100% natural, incluindo plantas e pequenos insetos, que fornece ômega-3 para as gemas.

O ideal aqui é usar ovos orgânicos de galinhas criadas soltas. Esse detalhe é muito importante porque apenas esses animais têm uma alimentação 100% natural, incluindo plantas e pequenos insetos, que fornece ômega-3 para as gemas.

As galinhas criadas em granjas são alimentadas exclusivamente por ração à base de soja e milho, muitas vezes geneticamente modificados, que não contém essa substância tão necessária para a produção de hormônios e a fertilidade no ser humano. O ômega-3 também beneficia a capacidade cognitiva e o humor, além de outros processos importantes do organismo.

Os tomates e tomilho orgânicos também estimulam a fertilidade. Enquanto o tomate oferece substâncias que incentivam a ação anti-inflamatória – o que ajuda em condições como a endometriose -, evitam a má formação fetal e aliviam a cólica menstrual, o tomilho incentiva a produção de progesterona, hormônio fundamental para garantir a implantação do feto no útero, além de atenuar os sintomas de TPM.

Nesta combinação e modo de fazer, as substâncias benéficas de cada um desses ingredientes criam uma sinergia que propicia a maior absorção desses nutrientes. Além de proporcionar uma refeição leve e que satisfaz, é muito fácil de fazer.

Receita de Ovos Assados

Tempo de preparo: 5 min | Tempo de cozimento: 10 min | Serve 1 a 4 pessoas

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 xícara de polpa ou molho de tomate (caseiro ou pronto, em vidro, sem conservantes ou aditivos)
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de tomilho fresco (ou ½ de seco)
  • um punhado de salsa picada
  • sal marinho não refinado a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • azeite de oliva extra virgem a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno em fogo médio-baixo por 10 minutos. Em uma forma refratária ou frigideira de ferro, ambas pequenas, coloque o molho de tomate. Rale ou pique o alho em pedaços bem pequenos e misture-o com o tomilho no molho.

Com cuidado para não desfazer a gema, quebre os ovos e coloque-os em cima do molho com delicadeza para que não encostem no fundo da assadeira. Tempere os ovos com sal e pimenta e coloque no forno por 10 minutos, ou até a clara ficar cozida. Regue com azeite e salpique com salsinha picada. Você pode servir com batatas assadas, pães ou arroz integrais.

Melissa Setubal

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo.