Receita de Estrogonofe de Jaca

Experimente versão mais leve, nutritiva e ecológica do tradicional prato

Sem causar qualquer impacto ao meio ambiente, os ingredientes e processos que compõem esta adaptação do estrogonofe tradicional tornam a receita leve, saborosa, nutritiva e, acima de tudo, ecológica. São eles: fibra de jaca verde, cogumelos in natura, creme de tofu orgânico e molho de tomate caseiro e orgânico.

Para os que, em um primeiro momento, se assustaram com o componente principal dessa versão, podem ficar tranquilos. A jaca verde cozida na pressão acaba se tornando isenta de sabor e odor. Sua fibra traz a textura igual a de frango desfiado e incorpora bem qualquer tempero desejado.

Outro diferencial é o valor nutricional. Tanto o tofu (rico em proteína, ferro e fósforo) quanto os cogumelos são ótimas fontes de proteína, antioxidantes, antimicrobianos e regulam a ação intestinal. Além disso, ambos possuem baixo valor calórico.

Opte pelo Orgânico

Na hora de escolher os alimentos, prefira os orgânicos. Principalmente, o tomate e a soja (tofu). Eles costumam estar no topo da lista de contaminação por agrotóxicos.

Estrogonofe de Jaca

Ingredientes

Para a carne de jaca:

  • 1 jaca verde pequena (tipo dura);
  • água suficiente para cobrir.

Para o molho

  • 2 xícaras de tofu orgânico;
  • 2 xícaras de cogumelos paris fatiados;
  • 1 xícara de molho de tomate orgânico;
  • 2 dentes de alho;
  • 1/2 cebola picada;
  • sal.

Modo de preparo

Lave bem a jaca e corte-a em seis pedaços, com casca e tudo. Coloque-os em uma panela de pressão, cubra-os com água e deixe cozinhar durante 20 minutos (encha a panela até no máximo até metade de sua capacidade). Depois, espere esfriar e desfie a carne com um garfo desprezando a casca e o miolo.

Refogue a carne de jaca no alho e na cebola, e adicione o molho e os cogumelos. Em um liquidificador, bata o tofu e o azeite até que vire um creme. Misture bem todos os ingredientes e sirva. De acordo com a preferência, a consistência pode ser ajustada com adição de água morna.

 

Catarina Goldani

Catarina Goldani

Nutricionista vegetariana especializada em Fitoterapia Clínica pela UFRJ e educadora de Alimentação Viva pelo projeto Terrapia na Fiocruz. 
Vida Liberta

Vida Liberta

O movimento Vida Liberta foi criado pelos irmãos Gustavo Goldani e Catarina Goldani. Eles buscam unir a prática da alimentação saudável, a consciência ecológica, a consciência corporal e o autoconhecimento, para abrir portas dentro do nosso Ser.