Receita de creme de avelã com cacau

Transforme essa guloseima comum em um grande aliado da saúde

Receita de creme de avelã com cacau

Para uma chocólatra como eu, pesquisar, experimentar e comprar ingredientes especiais para fazer minhas sobremesas é uma diversão. Claro que nem sempre é fácil encontrá-los e o preço pode ser maior. Mas considero um excelente investimento, pois não apenas o sabor será muito mais especial e diferenciado, mas o valor nutricional será muito maior e os benefícios para a saúde também.

É o caso dessa receita, que transforma o comum creme de avelã com cacau em um alimento luxuoso, saboroso e repleto de nutrientes – como os antioxidantes, que ajudam a regular o peso e favorecem a fertilidade -, podendo dar mais energia, aumentar a capacidade cognitiva e espantar a TPM e outros sintomas da menstruação, para o bem das mulheres.

Usaremos o liquor de cacau, o primeiro subproduto das sementes desta fruta. Elas são moídas e transformadas em uma pasta, que, endurecida, fica com a aparência de barra de chocolate. É um alimento 100% cacau, sem qualquer ingrediente a mais. Vamos usar também a manteiga de cacau; além de adicionar o aroma típico do chocolate, esse ingrediente possui gorduras importantes para o funcionamento dos hormônios e do cérebro.

Creme de avelã com cacau

Tempo de preparo: 30 a 40 minutos | Cozimento: 20 minutos | Serve de 6 a 8 pessoas

Ingredientes

  • 2 xícaras de avelãs cruas
  • 3 a 5 colheres de liquor de cacau derretido (ou chocolate 85 a 100%)
  • 2 colheres e meia de sopa de melado de cana ou mel silvestre
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha natural (ou meia fava)
  • 2 xícaras de farinha de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de manteiga de cacau derretida (ou óleo de coco)
  • 6 colheres de sopa de água morna
  • uma pitada de sal marinho

Modo de fazer

Em uma travessa rasa, toste as avelãs em forno pré-aquecido a 160/180°C por 10 minutos ou até a pele começar a soltar. Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, coloque as avelãs dentro de um pano de algodão limpo e esfregue para retirar as cascas (não tem problema se ficar um pouquinho).

Em um processador, bata as avelãs até conseguir uma consistência cremosa (o que pode levar até 10 minutos, parando e raspando as bordas. Você pode colocar 1 colher de manteiga de cacau/óleo de coco para ajudar a deixar mais cremoso.

Em uma panela, coloque água para esquentar. Enquanto isso, pique o liquor de cacau/chocolate e coloque em uma tigela de aço inox grande o suficiente para colocar em banho-maria na panela, sem deixar o fundo da tigela encostar na água nem deixá-la ferver. Assim que estiver totalmente derretido, retire do fogo e misture a baunilha, o melado/mel e o restante da manteiga de cacau/óleo de coco, mexendo bem. Em seguida, acrescente o creme de avelã e a água, misturando até ficar homogêneo.

Guarde em um pote de vidro esterilizado, com tampa, em ambiente escuro e seco. O ideal é consumir em até uma semana; armazenando na geladeira, o tempo de validade aumenta para dois meses.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Melissa Setubal

Melissa Setubal

Pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, sou certificada como coach de saúde pelo Institute for Integrative Nutrition e pela American Association of Drugless Practitioners (AADP). Especializada em Saúde da Mulher, criei a metodologia Ame-se por Inteiro, bem como diversos programas voltados para alimentação, ciclo menstrual e autoconhecimento. Saiba mais