Mônica Souza
Por Mônica SouzaLeia em 2 min.22/07/2015 

Receita de biscoito salgado

Cracker é opção saudável que substitui consumo de carboidratos

Há algum tempo eu namoro receitas de crackers. Fui juntando uma aqui, outra ali, e saiu essa receita que ficou muito gostosa. Estes biscoitinhos são excelentes para quem está diminuindo o consumo de carboidratos. Uma ótima ideia para festinhas, sendo um tira gosto muito saudável. Acompanha lindamente pastinhas salgadas tipo hummus e babaganoush.

Buscar formas de substituir as farinhas brancas costuma ser um desafio. A estrela dessa receita é a semente de abóbora. Ela empresta esse tom esverdeado diferente ao biscoito. Além disso, é rica em fibras, auxiliando no funcionamento do intestino, e fonte de vitamina E, poderoso antioxidante que combate o envelhecimento precoce. Também é rica em Zinco, que auxilia no sistema imunológico. Não podemos esquecer que conseguimos aproveitar estes benefícios quando seguimos um estilo de vida saudável.

Receita de Crackers ou biscoitinhos salgados

Tempo de preparo: 40 minutos | Rendimento: 25 crackers

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de farinha de amêndoa
  • ½ xícara de chá de farinha de semente de abóbora Veris
  • 2 colheres de sopa de mix de gergelim preto, branco e linhaça
  • 1 colher de sopa de farinha de coco
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de alecrim fresco bem picado
  • Sal grosso moído (usei sal de Guérande)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 ovo grande

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno na temperatura mais baixa que conseguir. Numa tigela, misture a farinha de amêndoa, a farinha de semente de abóbora Veris, o mix de sementes, a farinha de coco e o sal. Depois, derreta a manteiga e misture ao ovo batido. Incorpore a manteiga e o ovo aos secos. Misture com as mãos até formar uma bola de massa.

Corte duas folhas de papel manteiga, do tamanho da sua assadeira (prefira uma assadeira de bordas não muito altas). Coloque a massa sobre uma folha, amasse um pouco com as mãos. Cubra com a outra folha de papel manteiga e abra a massa com um rolo. Quanto mais fina ficar, melhor. Acerte as bordas da massa (reserve as aparas para fazer outra fornada). Com uma faca de ponta fina bem amolada, faça quadrados na massa, sem retirá-la do papel. Coloque um pouco de sal grosso moído por cima. Leve o papel manteiga com a massa para uma assadeira. Asse por 30 minutos ou até ficar sequinho, vai depender de cada forno. Espere esfriar e transfira para um pote hermético. Dura até 2 semanas.

Mônica Souza

Mônica Souza

Mônica Souza é formada em gastronomia e autora do blog Cozinha Consciente: http://www.cozinhaconsciente.com.br/. E-mail: monica@cozinhaconsciente.com.br