Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Quartzo rosa: significado, para que serve e como usar a pedra

Quartzo rosa: significado, para que serve e como usar a pedra

Conhecido como pedra do amor, quartzo rosa tem seu significado atrelado às nossas emoções e ao amor próprio e pode ser usado para trazer equilíbrio ao cotidiano

O quartzo rosa é conhecido como a pedra do amor. Costuma-se dizer que é boa para trazer para sua realidade alguém que você ame ou para “afinar” namoros. Na verdade, ele é a pedra do amor-próprio, do amor incondicional, do amor pelo amor. Não é por acaso que o quartzo rosa foi relacionado com a Deusa Vênus na antiguidade.

O rosa suave dessa pedra é o rosa da criança. Nossa criança interior que precisa estar bem nutrida, bem amada e segura para nos proporcionar a felicidade única do amor-próprio e transbordar para o amor incondicional. Neste artigo, você vai conhecer o significado e os usos do cristal quartzo rosa.

Quartzo rosa: significado

A energia do cristal de quartzo rosa é essencial à autorrealização e à paz interior. Ensina o amor-próprio e o poder do perdão. Dissolve as cargas acumuladas que reprimem a capacidade do coração de dar e receber amor.

Traz estímulo e consolo interior. Ante a presença do amor, as tristezas, os temores e os ressentimentos que comprimem o fluxo deste Chakra são substituídos por um profundo senso de realização pessoal, formando uma base para que a paz e a satisfação interior tornem-se realidade.

O quartzo rosa, para muitos é a pedra do amor, para trabalhar relacionamentos, e amor relacional, mas é porque esse cristal acalenta e nutre o amor próprio e trabalha suas dores e necessidades internas, a criança interior sadia. Assim as relações são impactadas pela própria pessoa sendo mais inteira, amorosa e nutrida nela mesma.

Para que serve o quartzo rosa

É uma pedra utilizada no chakra cardíaco (na altura do coração), centro energético das nossas emoções. A energia dessa pedra dissolve as cargas acumuladas no coração que o impedem de dar e receber afeto. Frente ao amor, as tristezas, as mágoas e ressentimentos se dissipam. Aí, não existem mais cobranças, exigências, carências… Nada de cadernetas!

Como o quartzo rosa é um cristal fácil de achar, não há muitos falsos ou melhorados com tingimentos ou química. O tom de rosa dele é do rosa-bebê até um rosa mais profundo, mas não chega ao “pink”. Sendo cristal, pedra, muito provavelmente é natural, mas sempre compre de lugares recomendados.

Pedra quartzo rosa e o amor

Você concorda que todo relacionamento amoroso é uma troca? Quando amamos alguém, trocamos atenção, carinho, energia. Mas você já pensou que só estamos aptos a trocar se temos algo que nos sobra, se temos um “extra” para dar? Isso é o ideal, mas não o habitual, infelizmente.

Normalmente damos amor mesmo quando não nos amamos e cobrimos o outro de atenção quando, na verdade, somos nós que estamos precisando de cuidados. Ou o contrário: exigimos amor de quem não tem, carinho de quem nunca ou pouco recebeu.

Com isso, nosso relacionamento se transforma em conta marcada na caderneta: você faz e anota tudo lá. Uma hora tem que cobrar! Mas, reflita: se estivesse sobrando em você, não lhe faria falta. Assim, você não cobraria, não exigiria.

Quartzo rosa e signo

Muitas pessoas procuram pedras atreladas a um signo, mas a verdade é que isso desconsidera todo um momento da pessoa, os estados em que se encontra e desafios que enfrenta. Além do que, usar apenas uma ou duas pedras para uma vida toda, além de ser pouco, pode potencializar o que estaria em desequilíbrio na pessoa. Mesmo astrologicamente não somos somente nosso aspecto solar, somos um todo celeste, com o aspecto solar, o ascendente, a lua, e mais.

Como usar o quartzo rosa para atrair o amor

Para se trabalhar com o quartzo rosa, você pode:

  1. Posicioná-lo no centro do peito e imaginá-lo pulsando junto com seu coração.
  2. Mentalizar a energia rosa invadindo seu coração e se expandindo para seu corpo todo a cada pulsação, como uma vibração de amor que cresce a partir do seu peito e envolve você inteiro.

A visualização não tem tempo exato, a pessoa deve fazê-la até achar que está totalmente tomada pela energia do quartzo rosa. Se definirmos um tempo específico, há o risco de nos preocuparmos com o prazo e não “entrarmos” na meditação.

Com que frequência podemos fazer essa mentalização? Recomendo esse exercício do quartzo rosa uma a duas vezes na semana, no máximo. Pois, abrir o chakra cardíaco muito rapidamente pode deixar algumas pessoas muitos sensíveis, sentindo-se vulneráveis, emotivas. Se demoramos muito tempo para nos fechar, temos que respeitar o tempo de nos abrir também, concorda?

Como energizar o quartzo rosa

Seguindo as orientações de limpeza física, energética e energização, uma dica para o quartzo rosa é usar a água de fonte de preferência sem nenhum processo químico como o cloro, flúor, para energizar na luz amena, da manhã ou final da tarde.

É uma pedra muito usada em acessórios pessoais, como colares, especialmente pingentes que o colocam na altura do coração, e até mesmo o gua sha (acessório de massagear a pele do rosto) pois faz a relação com o auto cuidado e amor próprio.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Simone Kobayashi

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica. Saiba mais