Fabiano Benassi
Por Fabiano BenassiLeia em 3 min.17/10/2017 

Prática de Tapas treina sua mente para enfrentar desafios

Princípio presente no Yoga desperta verdadeiro potencial e facilita mudanças na vida

Atualmente o Yoga pode ser dividido em práticas que seguem estilos mais modernos e outras mais tradicionais. Mas não importa qual seja o método que você pratica, o que faz o Yoga ser o que é são 3 elementos fundamentais, que devem estar presentes em todas as modalidades. São eles: Tapas, Svadhyaya e Isvarapranidhana.

Tapas é uma palavra que em sânscrito significa “queimar, arder”, pois está relacionado ao Elemento Fogo. Esse ardor é gerado pelo esforço sobre si mesmo, seja ele qual for.

Svadhyaya é a capacidade que temos de direcionar a atenção para nós mesmos e, através desse processo, observar. É traduzido normalmente como autoestudo.

E, por último, o Isvarapranidhana que significa exatamente “entrega ao senhor”, mas esse senhor como a unidade divina que todos temos dentro de nós e conhecemos como Ser ou Essência. É traduzido também como “autoentrega”, pois está relacionado com a capacidade que temos de acreditar naquilo que está além da nossa compreensão ou percepção. É de onde vem a nossa fé.

Sem esses elementos, nenhum Yoga pode ser considerado Yoga, pois eles estão presentes em todos os métodos, seja na prática de 1h em seu tapete, ou naquela que levamos para o dia a dia.

E um desses elementos em particular, que eu gosto muito e será o objeto de exploração desse texto, é o Tapas, pois ele é a chave para criar a transformação que queremos em nossa vida, seja ela qual for.

Tudo que é feito no Yoga tem um contexto prático. Sem prática não existe Yoga. Dessa forma, não é possível pensar em Tapas sem colocá-lo em nosso dia a dia.

Como a prática de Tapas funciona?

Imagine que você está fazendo um asana (postura) de Yoga que exige um esforço grande de alguns músculos. Em um determinado momento esse esforço começa a ficar mais intenso, a ponto de você pensar que não vai aguentar mais.

Quando você acha que não vai mais dar conta é que a prática de Tapas começa!

Pense comigo: Quando estamos convictos da capacidade de fazer a mudança que queremos, a percepção que temos dos obstáculos muda.

Quando estamos convictos da capacidade de fazer a mudança que queremos, a percepção que temos dos obstáculos muda.

É como se o obstáculo tivesse ficado menor, mas, na verdade, como estamos fortalecidos internamente, não foi o obstáculo que mudou, mas a percepção que temos dele.

Outro sentimento comum quando estamos fortalecidos é o aumento de ojas pelo corpo, ou seja, um aumento do nosso vigor e empolgação.

Prática de Tapas deve ser integrada com outros princípios

Quando você coloca a prática de Tapas no seu dia a dia, o esforço para se superar pode ser algo constante. Justamente por isso que existem os outros dois princípios: o Svadhyaya e o Isvarapranidhana.

Devemos buscar sempre a superação, mas sem nos machucarmos, respeitando os nossos limites. Para fazer isso, durante toda a prática de tapas devemos estar presentes e atentos também para a prática de Svadhyaya (autoestudo).

Se você está se esforçando para se superar sem perceber os sinais que seu corpo e mente lhe mandam, não está fazendo Svadhyaya.

E durante todo o processo algumas coisas podem acontecer de forma diferente daquilo que planejamos ou esperamos. Ou também podemos ficar frustrados por um gasto de energia e tempo maior do que o planejado.

É nesse momento que a prática de Isvarapranidhana (autoentrega) entra em cena, pois não temos controle sobre tudo que acontece, nem mesmo em nosso corpo. É de onde vêm elementos importantes, como a paciência, a resiliência e a fé.

Então, quando praticamos Yoga nos fortalecemos internamente, aprendemos mais sobre os nossos limites e capacidades e, principalmente, nos tornamos menos vulneráveis a interferências externas de qualquer tipo.

Boa parte desse mérito é por causa prática de Tapas presente em todas as formas de Yoga, que deixa nossa mente e corpo mais fortes e ao mesmo tempo flexíveis, permitindo que os desafios possam ser encarados e superados, sejam eles quais forem.

Fabiano Benassi

Fabiano Benassi

Professor de Yoga há mais de 11 anos, dá aula e palestras para Grupos, Personal e Empresas. Ensina e atende online no site universoyoga.net e no seu canal do Youtube: fabianobenassi