Alexey Dodsworth
Por Alexey DodsworthLeia em 2 min.10/04/2018 

Plutão não é mais planeta?

Significado de planeta é diferente em Astrologia e Astronomia. Entenda

Se Plutão não é mais planeta para a Astronomia, sua interpretação continua válida para a Astrologia? Essa questão vem sendo abordada desde que a União Astronômica Internacional (UAI) anunciou, em 2006, que Plutão teria sido rebaixado à categoria de planeta anão. O astrólogo do Personare, Alexey Dodsworth, esclarece a dúvida no vídeo a seguir.

Plutão: diferença Astronomia x Astrologia

Os termos “planeta” em Astronomia e Astrologia não são sinônimos. Para a Astronomia, tem um significado técnico muito preciso. Tem como enfoque o aspecto físico do Universo, através de observações de corpos celestes e suas reações físicas e químicas.

Considerado até então como um planeta anão, seria incorreto afirmar que esta terminologia é errada. Além disso, ainda que ele fosse denominado de asteroide, continuaria tendo a mesma simbologia de antes na Astrologia.

Para a Astrologia, planeta é qualquer corpo celeste que se move. Sol e Lua não são de fato planetas, mas recebem esta terminologia por astrólogos. A melhor maneira de se referir a eles, inclusive, é como luminares.

Existe impacto da ciência na Astrologia?

A Astronomia é uma ciência preocupada com questões de ordem técnica e não simbólica. Logo, as mudanças feitas por ela não dizem respeito à Astrologia. Suas descobertas não impactam a forma como a Astrologia trabalha.

Então mesmo que os astrônomos digam hipoteticamente que Júpiter não é mais um planeta, ele ainda seria considerado assim pela Astrologia.

 

 

 

 

Alexey Dodsworth

Alexey Dodsworth

Astrólogo há 30 anos, é escritor, membro da MENSA e atualmente cursa doutorado em Filosofia e Ética em Veneza. Tem ampla experiência em ensino de Filosofia, já tendo sido consultor da UNESCO e assessor especial no Ministério da Educação.