Pizza pode oferecer nutrição emocional

Comida é sociável e deve ser compartilhada com uma boa conversa

Acompanhe esta cena comigo: minha melhor amiga e eu, em Nápoles – Itália, a capital mundial da pizza, sentadas em uma mesa com vista privilegiada para o forno da pizzaria mais antiga do mundo (aquela citada no livro “Comer Rezar Amar”). A pizza chega e a porção individual é do tamanho de dois palmos meus esticados. O aroma dos ingredientes é inebriante, o queijo borbulhante e elástico causa salivação instantânea, a massa tem uma textura que apenas o trigo, a água e o forno do local são capazes de criar. Apenas famílias italianas ao nosso redor conversando alegremente, e na minha frente uma das minhas pessoas favoritas em todo o mundo.

Agora eu lhe pergunto: o que é mais importante pensar ao vivenciar tudo isso?

  • Quantas horas de academia eu vou precisar fazer para gastar todas essas calorias? Carboidratos? Gorduras? Engordei só de pensar.
  • Mas trrigo refinado e laticínios não podem provocar um monte de problemas de saúde? E quanto aos fornos à lenha que adicionam substâncias cancerígenas?
  • Mas pizza não é junk food? Jamais conseguirei comer isso sem culpa.
  • E se eu escolher me nutrir de tudo o que está à minha volta neste momento, e honrar este alimento como símbolo desta linda experiência?
  • Como a pizza é uma das comidas favoritas de muita gente, quero tirar a culpa, deixar o tabu de lado e fazer você usar o alimento como uma forma de ganhar saúde.

Do que você se alimenta?

Um dos pontos principais na Saúde Integrativa é o conceito de alimentação primária, que nada mais é que tomar consciência de que nos nutrimos muito mais do que apenas com comida. Nossas relações pessoais nos nutrem, assim como nossa carreira, nossa criatividade, nossos sonhos, e nossa espiritualidade. Ou seja, cada aspecto da nossa vida é importante para nos sentirmos nutridos plenamente.

Tanto que, quando nos sentimos contentes e vivendo uma experiência muito prazerosa, como por exemplo estar apaixonado, é muito comum até esquecermos de comer. Ou, quando levamos um fora, queremos devorar uma barra inteira de chocolate. Podemos ter o apetite saciado por estarmos felizes, ou podemos comer sem parar para preencher um vazio emocional interior.

Podemos ter o apetite saciado por estarmos felizes, ou podemos comer sem parar para preencher um vazio emocional interior.

O ponto-chave, portanto, é justamente usar com sabedoria essa via de mão dupla. Vamos voltar à pizza. É claro que comer pizza todo dia não faz ninguém mais saudável. E se resgatássemos o ritual da pizza e fizéssemos isso nos nutrir com alimentação primária? Pizza é uma comida altamente sociável, feita para ser compartilhada junto com uma boa conversa. É para ser uma ocasião especial, para ser degustada com calma e gosto, em um lugar especial para você, seja pela qualidade dos ingredientes, seja porque a pizzaria tem apego emocional para você, seja porque é uma experiência que nunca mais vai se repetir.

Isso também acontece com o almoço em família no domingo, aou comida da avó, em viagens… Existem momentos que você pode determinar que a prioridade é a alimentação primária, e que você pode deixar as regras, proibições e culpa do lado de fora da porta (e nunca mais pegar de volta, aliás!) e abraçar o momento presente com alegria.

Justamente por a pizza ser a minha comida favorita, eu tenho alguns requisitos para poder aproveitar com intensidade cada momento que escolho degustar uma.

  1. Que tal, quando bater um desejo muito grande, escolher ir anos lugares que você já sabe que comerá uma pizza que adora?
  2. Que tal escolher comer pizza acompanhada de boas companhias? E aproveitar comemorações que as pessoas escolhem fazer em uma pizzaria para comer pizza?
  3. Que tal fazer escolhas inteligentes de quantidade, sabores, e de acordo com o que comeu anteriormente naquele dia? Se você vem comendo adotando uma alimentação composta basicamente de vegetais e integrais, não terá tanto impacto escolher uma pizza calabresa, ou comer mais de dois pedaços. Se já comeu outras vezes fora da sua rotina saudável naquela semana, escolha opções com vegetais e de massa integral. Passe a perguntar se existe a opção de massa integral, e, se não houver, faça a sugestão para a pizzaria passar a oferecer, inclusive sabores com mais vegetais, como abobrinha, berinjela, pimentão, e cogumelos.
  4. Que tal montar a sua própria pizza com os ingredientes mais saudáveis que estiverem no cardápio? E que tal experimentar um dia pedir uma pizza sem queijo e com todos os vegetais disponíveis na casa?
  5. Que tal sempre incluir uma folha verde na sua pizza? No mínimo, toda pizzaria hoje em dia tem pelo menos salsa e rúcula. Peça para incluir uma porção generosa em cima de qualquer sabor que você escolher. Desta forma, você vai comer uma das duas porções diárias recomendadas de vegetais, e ainda vai consumirá fibras e nutrientes que vão ajudar seu organismo a processar os ingredientes que não são saudáveis.

Você pode usar esta técnica com qualquer uma de suas comidas favoritas, e passar a aproveitar muito mais as experiências maravilhosas que elas podem oferecer, muito além do sabor.

Melissa Setubal

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, criou sistemas que apoiam mulheres que sofrem com sintomas do ciclo menstrual e com sua imagem no espelho. Atua como coach de saúde, com atendimentos individuais e em grupo.