Passo a passo de automassagem facial

Exercícios para rejuvenescer e dissolver tensões do rosto

Passo a passo de automassagem facial

Um dos benefícios da prática de Yoga é o rejuvenescimento, pois a prática resgata a vitalidade do organismo através do equilíbrio da energia vital. Por trabalhar a musculatura e liberar as tensões do corpo e das costas (veja aqui outros exercícios de Yoga para amenizar tensões no corpo), as expressões do rosto também são suavizadas.

Cada postura atua em determinado Chakra, ou centro de energia, que está diretamente ligado ao sistema glandular do nosso corpo. Além da prática de asanas, podemos também fazer uma automassagem facial bem básica e simples, mas que ajuda na dissolução das tensões e do acúmulo das preocupações, além de drenar o nosso rosto.

A automassagem facial atua diretamente nos Chakras superiores: o da garganta, o terceiro olho e o do topo da cabeça – que estão relacionados respectivamente com a glândula tireóide, pituitária e pineal. Também ativa a circulação sanguínea, trazendo mais viscosidade e brilho para a pele. Além disso, ao pressionarmos determinados pontos como no topo da cabeça, centro da testa e garganta, estimulamos o reequilíbrio da circulação da energia.

Esta massagem pode ser feita uma vez por dia, ou sempre que a pessoa sentir necessidade. Uma sugestão é fazê-la antes de dormir, depois de um dia cansativo de trabalho, para relaxar. Ou, então, todas as vezes que a pessoa tiver com dor de cabeça, por exemplo.

Confira o passo a passo para a automassagem facial.

Cabeça

Deslize os dedos das mãos no sentido da testa até o topo da cabeça, puxando levemente o cabelo. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Benefícios: alívio da agitação mental, dor de cabeça e dificuldade para dormir, além de proporcionar equilíbrio e clareza mental. Ao soltar as tensões da cabeça por meio desta massagem, você também influenciará positivamente o equilíbrio do intestino.

Testa

Com os indicadores, massageie do ponto entre as sobrancelhas até as têmporas
Isso ajuda a tirar a tensão e as preocupações que se manifestam nesta região, principalmente entre as sobrancelhas. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Benefícios: ótimo exercício para reduzir a dor de cabeça e acalmar a agitação mental.

Olhos

Primeiramente, pressione suavemente com os polegares o ponto lacrimal, de 3 a 5 vezes, como mostrado na foto. Em seguida, com os dedos indicadores, percorra as pálpebras do ponto lacrimal até as têmporas, sendo que na parte inferior dos olhos será no mesmo sentido, de dentro para fora.

Benefícios: o acúmulo de tensão e agitação mental também se expressam no globo ocular. O trabalho nos olhos acalma a mente e expande a respiração. Ao pressionarmos suavemente o ponto lacrimal, ajudamos a aliviar possíveis bloqueios emocionais, como o choro reprimido. Se sentir muita dor com a massagem, é um sinal de que esta precisando chorar.

Nariz

Primeiramente, pressione suavemente com os indicadores os pontos na base do nariz. Em seguida, com a lateral externa das mãos, percorra as laterais do nariz de cima para baixo. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Benefício: ajuda a eliminar o muco nasal.

Orelhas

Com o dedo indicador e os dedos médios de cada mão, fazendo um V, massageie ao redor das orelhas, subindo e descendo. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Benefícios: relaxamento e alivio da insônia.

Boca

Na boca, temos a tendência de acumular a raiva e a rigidez, principalmente nas mandíbulas. Para fazer este exercício de soltura dos lábios, basta fazer a careta que você quiser, abrindo bem a boca. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Benefício: traz consciência e relaxa os lábios.

Queixo

Deslize os polegares até as mandíbulas. Isso ajuda a drenar a região, pois é onde estão localizados os gânglios linfáticos. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Benefícios: uma autodrenagem da região, ou seja, purificação dos gânglios linfáticos.

Pescoço

Nesta região esta localizada a glândula tireoide, e na parte posterior da cervical temos a tendência de acumular excesso de tensão. Para aliviar isso, pressione as palmas das mãos nesta região do pescoço – ao inspirar, você afasta as mãos e, ao exalar, você as pressiona. Repita o movimento de 3 a 5 vezes.

Benefícios: Ativa e equilibra o funcionamento da glândula tireoide.

Contraindicação: Em caso de nódulo tireoidano maligno.

Final da massagem

Para finalizar o ritual de massagem, friccione as mãos e coloque-as nos olhos, para aquecê-los. Ao final, faça uma leve pressão no globo ocular. A região dos olhos, quando relaxada, pode acalmar a dor de cabeça e também a mente agitada.

Obs: Sabe-se que o riso é um grande aliado da beleza da face. Mas o choro também torna-se potente quando o corpo sentir necessidade, pois além de ajudar a descarregar o excesso de energia acumulada e energia negativa, reduz as linhas de expressão.

Boa massagem!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaise Titon

Thaise Titon

Psicóloga, com especialização em Psicologia Corporal – Análise Bioenergética e em Biopsicologia. Atua como professora de Yoga no Rio de Janeiro. Saiba mais