Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 3 min.
  • 14/07/2014
  • Atualizado em 27/07/2018 às 21:14

Os benefícios dos superalimentos

Coco, açaí e cacau são fontes de nutrientes e cura para corpo humano

Os benefícios dos superalimentos

Considerados alimentos com grande poder nutritivo, os “superalimentos” são compostos por um nível elevado de nutrientes, oferecendo grande potencial de nutrição e de cura para o corpo humano. Como se isso não fosse o bastante, o especialista em alimentação viva David Wolfe também garante que esse tipo de alimento pode prevenir vários problemas de saúde, como o envelhecimento precoce, além de melhorar a qualidade de vida daqueles que os consomem.

Para a coach de Saúde Integrativa Melissa Setubal, os “superalimentos” também são poderosos aliados para ajudar a recuperar o estrago que o estresse, a poluição da cidade e outras fontes de ataque à saúde fazem ao corpo diariamente.

Para a coach de Saúde Integrativa Melissa Setubal, os “superalimentos” também são poderosos aliados para ajudar a recuperar o estrago que o estresse, a poluição da cidade e outras fontes de ataque à saúde fazem ao corpo diariamente.

Mesmo que um de seus atrativos seja a prevenção e o tratamento de doenças, os superalimentos também agem com eficiência na manutenção do corpo sadio.

Na lista dos “superalimentos” estão comidas presentes na cultura brasileira, como o açaí, o cacau (principalmente as sementes cruas), a jabuticaba, o coco (e seus derivados, como leite, água e farinha) e a castanha do Pará. Outros exemplos, como o mel, a quinoa e a chia também são considerados fontes de nutrientes.

“Para encontrar os superalimentos, uma ida ao supermercado pode ser o bastante. Mas atenção na hora de ir às compras: procure comprar opções frescas, para garantir mais concentração de nutrientes, já que os superalimentos vão perdendo suas propriedades à medida que os dias passam. Sei que muitos desses alimentos estão na moda, como o Goji Berry, e só conseguimos encontrá-los em lojas ou websites especializados, mas podemos começar simplesmente variando mais nossa alimentação normal com vegetais. Quanto mais colorido o prato, melhor. E quanto mais escura a cor do alimento, mais potencial de nutrição e cura ele tem”, ensina Melissa.

E por falar na Goji Berry, ela tem sido aclamada na China, seu país de origem, por seus incríveis benefícios para a saúde, já que mantem a saúde dos olhos, rins e fígado. A fruta também é conhecida pelos bons efeitos no metabolismo e níveis de energia.

E por falar na Goji Berry, ela tem sido aclamada na China, seu país de origem, por seus incríveis benefícios para a saúde, já que mantem a saúde dos olhos, rins e fígado. A fruta também é conhecida pelos bons efeitos no metabolismo e níveis de energia.

Segundo Melissa, ela tem sido considerada um superalimento pela alta concentração de muitos nutrientes importantes para a saúde, como beta-caroteno, zinco, triptofano e outros.

Quem se interessar pela fruta poderá usá-la em vitaminas, na granola, na salada de frutas e até como chá e tempero para sopas. Porém, Melissa alerta: o preço não é nada singelo, e ir atrás da Goji Berry em mercados brasileiros pode ser uma tarefa difícil, precisando apelar para lojas especializadas. Por isso, antes de investir muito dinheiro na fruta da moda, o melhor investimento é começar a incluir na dieta mais alimentos simples e muito benéficos para a saúde diariamente.

A coach orienta que para inserir com segurança os superalimentos na alimentação diária, o ideal é que o consumo de comidas industrializadas diminua. Assim é possível garantir não apenas a densidade nutricional e seus benefícios, como também abre espaço para combinações que aumentam o poder de nutrição e cura desses alimentos. “Uma das combinações que mais uso e gosto é a do açaí com o cacau, que sozinhos já são cheios de benefícios. Mas quando combinados, seus antioxidantes criam uma sinergia ainda mais poderosa”, aconselha Setubal.

Além de ajudar a saúde, os “superalimentos” também podem dar uma forcinha para quem está querendo emagrecer. Isso porque eles têm a capacidade de combater a fome incontrolável, acalmando o apetite. Segundo Melissa, os desejos e o apetite saem de controle quando o corpo percebe que não está recebendo a matéria-prima que precisa para atender suas necessidades básicas. Por isso, combinar diariamente uma alimentação equilibrada com os “superalimentos” pode causar a perda de peso de forma tranquila, estável e sem sofrimento com dietas.

Receita de Super Smoothie

Para começar a inserir os benefícios dos “superalimentos” no seu dia a dia, que tal uma receita para adoçar as manhãs? Melissa dá a dica do Super Smoothie, que combina vários “superalimentos” em uma única bebida. Essa vitamina leva apenas ingredientes deste tipo, ou seja, você pode usar quando estiver se sentindo debilitado, sem energia ou estressado; para recuperar o corpo depois de atividade física intensa; ou simplesmente para manter a saúde.

Super Smoothie

Preparo: 5 minutos | Pronto em: 5 minutos | Serve 1 pessoa

Ingredientes

  • 1 polpa de açaí puro ou um punhado de jabuticabas frescas com casca e sem sementes
  • 3 a 5 sementes de cacau cruas
  • 1 colher de sopa de gel comestível de aloe vera
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 a 3 castanhas do Pará grandes
  • 1 colher de sopa de chia
  • 1 folha grande de couve (quanto mais escura a folha, melhor)
  • 1/8 de colher de chá de geleia real de abelhas (opcional)
  • Mel silvestre cru ou melado de cana artesanal para adoçar a gosto

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador até ficar bem cremoso. Beba imediatamente para consumir todos os nutrientes e ter o máximo de benefícios.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais