Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 2 min.
  • 11/01/2017
  • Atualizado em 02/08/2018 às 12:58

O que significa sonhar com voo?

Voar livremente, desordenadamente ou com ajuda de algum aparelho: descubra o que significam esses e mais sonhos | Glossário Personare

O que significa sonhar com voo?

A análise e a interpretação de sonhos podem ser uma maneira bastante eficiente de uma pessoa conectar-se consigo mesma, descobrindo o que é preciso mudar, sabendo os riscos de se manter uma determinada postura, encontrando um caminho para seguir e lidando melhor com situações externas e impactantes na vida, de alguma forma.

O que o voo simboliza?

Voar é uma característica exclusiva de algumas espécies, que os humanos apenas puderam copiar pela tecnologia. Como no inconsciente tudo é possível, muitas pessoas sonham com voos de diversas naturezas.

O voo sempre teve ligação com os superpoderes de heróis que fazem parte do imaginário humano, que nos remete ao poder de observar a vida “do alto”, de um patamar mais amplo, e que permite diferentes ângulos e percepções. Voar está ligado também ao ar, e por isso a processos mentais, pensamentos e racionalizações.

nos remete ao poder de observar a vida “do alto”, de um patamar mais amplo, e que permite diferentes ângulos e percepções. Voar está ligado também ao ar, e por isso a processos mentais, pensamentos e racionalizações.

É importante ressaltar que, ainda que as associações feitas pelo sonhador sejam fundamentais, voar pode estar ligado à liberdade, ao movimento e à soltura, e quando observamos esse símbolo em um sonho, ou seja, relacioná-lo com as experiências que estamos vivendo, sejam elas desafiadoras ou gratificantes, consiste em nos fazermos algumas perguntas:

Esse voo se dá em algum aparato ou máquina? Quem voa? Quais as emoções que permeiam o sonhador nesse voo? Que lugar está sendo sobrevoado?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

No segundo passo, nos voltamos para comportamentos que temos assumido. Se for necessária, a mudança deverá ocorrer nos seguintes aspectos:

  • Consigo observar a vida de ângulos diferentes? Como lido com o que percebo?
  • Observo meus discursos e atitudes?
  • Como estão meus pensamentos?
  • Preciso me sentir mais livre e com mais movimento em minha vida?
  • Sinto-me desestruturado e caótico? Sinto-me sem eixo e tomado por forças desgovernadas em mim? Preciso de ajuda?

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais