Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.31/08/2016 

O que significa sonhar com tsunami?

Ondas de um tsunami em sonho representam a dimensão psíquica de maneira destrutiva e pedem atenção às emoções | Glossário Personare

Sonhar com tsunami pode indicar a perda da estabilidade emocional do sonhador, apontando a necessidade de reorganizar e reencontrar o equilíbrio dentro de si mesmo.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com tsunami

  • Como se dá essa onda?
  • O sonhador é engolido por ela ou consegue se livrar por meio de uma solução criativa?
  • É uma onda arrasadora ou permite que algo seja feito?
  • Quais as emoções que o símbolo evoca no sonhador?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com tsunami

  • Sinto-me invadido por emoções incontroláveis?
  • Há uma movimentação interna que me desestrutura e me obriga a mudar?
  • Sou capaz de criar soluções e providências criativas para a minha falta de controle e momentos de crise?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com tsunami:

Sonhar que está sendo engolido pelo tsunami

Sonhar que um tsunami chega de maneira inadvertida e engole o sonhador pode indicar que a personalidade como um todo está sendo colocada em contato com conteúdos inconscientes de maneira que o sonhador não tem como fugir. É preciso lidar com o que se apresenta de maneira direta e efetiva.

Sonhar que não é levado pela força do tsunami

Alguns sonhos em que este símbolo está presente demonstram que o sonhador tem recursos criativos para lidar com essa força inconsciente – pode surgir surfando ou se agarrar a uma corda ou estrutura fixa, sem que seja levado ou engolido por essa força. Na prática, o sonhador consegue de maneira criativa lidar com situações críticas e limítrofes sem se desestruturar, ou pelo menos se reorganizando de maneira eficiente.

Foco nas emoções

Os tsunamis ocorrem devido a uma somatória de fatores. O principal deles seria grandes deslocamentos e abalos do solo abaixo do oceano, movendo consequentemente uma grande quantidade de água que se expressa em forma de ondas enormes e devastadoras que quebram em regiões costeiras.

Do ponto de vista simbólico, podemos refletir sobre a força e a energia psíquica que estão sendo mobilizadas pelo inconsciente quando esta imagem permeia um sonho. Se a água, como já vimos, é uma forte representação das emoções no plano psíquico e, portanto, manifestações do próprio inconsciente, um tsunami nos fala dessa dimensão emocional de forma invasiva, destrutiva ou pelo menos muito aparente e significativa.

Amadurecimento da personalidade

O aspecto principal a ser observado em um sonho com este símbolo é a maneira como o sonhador reage ou atua em relação ao símbolo. Certamente trazem reflexões diferentes ser engolido por um tsunami, se afogar e surfar em um. O símbolo é o mesmo, mas a atuação do ego no sonho é bastante diferente e essa informação é crucial para a compreensão do sonho.

Poseidon é o deus da mitologia grega responsável pelos terremotos e maremotos. Sobre isso, podemos inferir que o símbolo do tsunami provém de forças psíquicas mais profundas e inconscientes que estão se movimentando e se apresentando à consciência. A solidez e a estabilidade são perdidas e uma nova reorganização se faz necessária. Não raro, a destruição ocorre em algum nível para dar lugar a um amadurecimento da personalidade.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Também é autor das análises de Numerologia do Personare.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.