O que significa sonhar com trem?

Rotina, ordem e controle. Descubra que aspecto da sua vida é regido por essas qualidades ou precisa delas | Glossário Personare

O que significa sonhar com trem?

Trens são máquinas de transporte coletivo que possuem uma rota pré-determinada e levam pessoas e cargas de um ponto a outro. Em geral, as linhas de trem são sempre planejadas e o maquinista é o executor dessas rotas diariamente. Logo, esse simbolismo fala, principalmente, de uma rotina organizada, de um eixo orientador e de um aspecto que conduz muitos elementos.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

+ Você dá atenção aos seus sonhos?

Além disso, como os trens não poderiam se mover sem os trilhos, esse símbolo também pode representar uma parte de nossa história que já possui um percurso planejado, um caminho já pré-definido.

Algo interessante a ser levado em consideração também é que, no imaginário, trens podem voar. No entanto, sempre gostamos de pensar em um trem que esteja sob controle, servindo à sua própria função. Dificilmente, a ideia de um trem descarrilando ou saindo dos trilhos desgovernado é confortável. Sob esse ponto de vista, podemos pensar na ideia de controle, de ação governada ou desgovernada que esse símbolo representa.

Corroborando com esse ponto de vista, lembramos que os trens têm hora para partir, para chegar às devidas estações, num funcionamento bem matemático e preciso. Trens possuem uma rotina bastante repetitiva e constante, embora possam parar de funcionar e precisem de manutenções eventualmente. A ideia de controle, organização, rotina e racionalidade estão realmente muito presentes nesse símbolo.

Dessa forma, podemos então refletir sobre o que trens que descarrilam, que saem dos trilhos, que mudam suas rotas repentinamente e saem voando sem direção podem representar em um sonho. As perdas de controle e da organização interna podem estar sendo indicadas aí. Para alguns, perder o controle pode ser necessário e parte do processo de desenvolvimento da consciência do sonhador; para outros, pode indicar uma crise profunda e desestruturante.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Em que situação encontra-se esse trem? Está nos trilhos ou fora deles? Para onde está se encaminhando? Como o sonhador se sente a respeito desse trem? O sonhador está dentro ou fora do trem? O trem é antigo, moderno, lento, veloz? Quem opera esse trem?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Acredito sinceramente que tudo está organizado e sob controle em minha vida?
  • Abro espaço para o improviso, para a mudança de curso em minha rotina ou atuo com rigidez segundo uma agenda pré-definida?
  • Me permito sair da rotina realizando atividade que não são habituais em meu cotidiano?
  • Sinto-me descontrolado, sem rumo, autodestrutivo e desorganizado internamente?
  • Estou rígido em minha rotina ou consigo lidar saudavelmente com imprevistos e mudanças?

Possíveis aplicações:

Um trem que segue uma rota que não é a desejada ou esperada pelo sonhador pode indicar a perda de controle sobre uma decisão, a mudança súbita de escolha e ocorrências que mudam os rumos da vida do sonhador sem que ele perceba ou domine.

 

Um trem que descarrila violentamente ou que se projeta para um penhasco pode indicar que a psique está perigosamente descompensada ou desorganizada.

 

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.