Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 4 min.
  • 30/08/2016
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:16

O que significa sonhar com rio?

Sonhos com rio simbolizam o processo de independência e o fluxo linear da vida | Glossário Personare

Sonhos com rio simbolizam o processo de independência e o fluxo linear da vida | Glossário Personare

O que significa sonhar com rio?

Sonhar com rio pode simbolizar diversos significados. A forma que a água corre, a ligação entre dois pontos distintos (início e fim), se há troncos bloqueando a passagem da água… Tudo isso pode representar a forma com que o sonhador está lidando com a própria vida e de que maneira encara os obstáculos que se apresentam diante dela.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com rio

  • Como é que o rio que se apresenta no sonho?
  • É possível ver suas margens?
  • Como são suas águas?
  • É um rio intenso e largo ou um riacho?
  • Que tipo de ações o sonhador realiza em relação ao símbolo?
  • Há obstáculos nesse rio?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com rio

  • Como percebo o curso da minha própria vida? Contorno os obstáculos ou me atiro contra eles?
  • Consigo aceitar as curvas e inconstâncias de minhas experiências ou perco energia tentando controlá-las de maneira ilusória?
  • Identifico e planejo o início, o desenvolvimento e a finalização de meus projetos ou me deixo conduzir por determinantes externos?
  • Minha vida tem sido criativa e com movimento ou me sinto estagnado e envenenado por situações que me fazem infeliz?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com rio:

Sonhar que atravessa um rio turbulento

Atravessar um rio turbulento em um sonho pode indicar que o sonhador enfrenta desafios no sentido de modificar um comportamento para incorporar um diferente. Pode estar enfrentando uma batalha interna para sair de um lugar psíquico e mover-se para outro mais consciente.

Sonhar que é levado pela correnteza

Ser levado pela corredeira de um rio pode indicar que o sonhador vem enfrentando forças internas ou externas sobre as quais não tem controle. Pode estar à mercê de alguma situação e tal constatação pode servir tanto para indicar que alguma atitude mais consciente precisa ser tomada quanto para demonstrar que o sonhador nada pode fazer e deve permitir que a situação flua.

Sonhar com um rio poluído

Um rio morto ou poluído pode indicar que o sonhador está psíquica ou fisicamente estagnado ou intoxicado com emoções e situações que não aprecia e não promovem seu próprio desenvolvimento.

O que um rio simboliza?

O rio é um curso de água contido por duas margens opostas. Rios são formações interessantes do ponto de vista simbólico, eles têm uma forte representação do próprio caminho de individuação e nos traz reflexão sobre a própria experiência da vida, com sua fluidez e suas contenções, com seu movimento e sua inércia, curvas e corredeiras, nascente e foz. Rios podem ter dimensões oceânicas ou diminutas. Pode também ser um rio morto, poluído ou contaminado.

Ligação entre dois pontos

Assim como o mar, uma das características do rio é o seu movimento, porém ambos se diferem em sua expressão. Enquanto no mar observamos um movimento cíclico de marés altas e baixas, no rio observamos um movimento contínuo do início para o fim. O sentido é, em geral, um só. O rio se origina e termina em locais distintos. É uma conexão que tende à linearidade entre um ponto A e um ponto B, ao contrário do mar, que tem uma energia mais multidirecional.

Variações no fluxo das águas são importantes

Rios podem ter diferentes colorações em suas águas, bem como diferentes tempos de permanência e, diferente dos mares e oceanos, podem simplesmente deixar de existir em algumas épocas. Também podem ter afluentes, ramificações e bifurcações, e tais informações podem ser úteis e importantes para a compreensão do sonho.

Um rio largo e extenso, com corredeiras intensas, pedras e margens altas, certamente oferece informações distintas de um riacho estreito, tranquilo, sem muitos obstáculos ou de um rio poluído e sem vida.

Não é incomum que em sonhos com este símbolo o sonhador se depare com pontes, troncos ou passagens que conectam as duas margens. Essa também será uma informação importante, assim como a diferença entre atravessar um rio e navegar sobre seu curso.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Também é autor das análises de Numerologia do Personare.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais