Equipe Personare
  • Por Equipe Personare
  • Leia em 3 min.
  • 25/01/2018
  • Atualizado em 26/06/2018 às 19:53

O que significa sonhar com polícia?

Pode ser hora de pensar em como você absorve e lida com os valores sociais. Saiba mais | Glossário Personare

O que significa sonhar com polícia?

A polícia é uma entidade pública que tem o papel de vigiar, punir, prender e proteger. Ela é responsável pela ordem definida coletivamente, podendo servir ao bem ou ser abusiva. Sonhar com policiais representa, então, como esse caráter policialesco está sendo manifestado dentro da dimensão psíquica do próprio sonhador. Muitas vezes, impedindo que aspectos mais instintivos se manifestem e, em outras, tolhendo o desenvolvimento da personalidade.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

De acordo com a psicanálise freudiana, a polícia seria uma forte representação do superego, isto é, da nossa autocensura, a qual é construída a partir de modelos socialmente aceitos. A autocensura pode ser, ao mesmo tempo, um preservador da exposição do sonhador, como também um sabotador da vontade e da expressão. Cabe ao sonhador avaliar o contexto de seu sonho.

De forma geral, a figura do policial está intimamente ligada à aprovação social, isto é, a como o sonhador introjeta, absorve e lida com os valores sociais.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como se dá a relação do(a) policial com o sonhador? Há um comportamento abusivo, punitivo e limitador ou tal limite é colocado de forma adequada e auxiliadora? Há mais de um personagem que evoca esse aspecto no sonho?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Estou sabendo me colocar adequadamente em meu meio social?
  2. Sei controlar meus impulsos ou ajo de maneira impensada e inconsequente?
  3. Sinto que consigo ser espontâneo ou estou constantemente me policiando e me vigiando?
  4. Consigo me expressar com tranquilidade ou sempre me constrinjo com medo de ser inadequado?

Possíveis aplicações

Esse aspecto policialesco, quando aparece de maneira agressiva, violenta e persecutória, pode indicar que o sonhador se empenha na autocensura de maneira punitiva, devendo avaliar se tal rigidez é mesmo necessária ou se está impedindo o seu próprio desenvolvimento.

 

Esse mesmo aspecto, quando surge como ajuda ou de forma amigável, pode indicar que o sonhador precisa se relacionar melhor com seus impulsos e compreender melhor os limites de sua atuação social ou já faz isso de maneira adequada.

 

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais