O que significa sonhar com perseguição?

Sensação de perseguição no sonho pode ter a ver com inadequação e culpa. Aprenda a interpretar | Glossário Personare

O que significa sonhar com perseguição?

Sonhar com perseguição pode simbolizar um aspecto da psique do sonhador que funciona de dentro para fora. É possível que uma perseguição esteja de fato acontecendo na vida dele, mas o sonho também pode implicar na sua própria percepção.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com perseguição

  • Quem persegue o sonhador?
  • Quais são as atitudes dele em relação a esse perseguidor?
  • Que emoções a situação evoca?
  • Há uma vulnerabilidade ou enfrentamento no sonho?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com perseguição

  • O sonhador sente-se inadequado ou culpado em relação a alguma atitude na própria vida?
  • Como o sonhador encara críticas, julgamentos e cobranças dos outros e de si mesmo?
  • Há alguma situação de vulnerabilidade real que demande enfrentamento na vida do sonhador ou é uma percepção pessoal que não condiz com a realidade?
  • De que recursos o sonhador dispõe para lidar com a persecutoriedade?

Entenda possíveis aplicações sobre sonhar com perseguição:

Sonhar que está sendo perseguido

Sonhar que está sendo perseguido por uma pessoa pode implicar que o sonhador está sendo cobrado ou sentindo-se inadequado em alguma situação da sua vida.

Sonhar que consegue fugir da perseguição

Quando o sonhador consegue enfrentar a perseguição ou encontrar refúgio, pode ser uma demonstração de que ele já dispõe de recursos internos para enfrentar uma situação tanto externa quanto interna.

Sonhar que é perseguido por animais

Se os perseguidores são animais, podemos pensar que aspectos mais instintivos que demandam atenção mais consciente do sonhador.

Sonhar que é uma perseguição sobrenatural

Uma perseguição sobrenatural, em que o sonhador não consegue fugir do perseguidor, pode apontar para a necessidade de se encarar determinada situação ao invés de tentar fugir dela.

Sensação de estar indefeso

Perseguições são experiências oníricas bastante comuns e tensas. Em geral, o sonhador acorda sobressaltado e cansado, muitas vezes chorando, suando e com o corpo contraído. Uma perseguição é normalmente mais tensa quando o sonhador se vê absolutamente vulnerável e indefeso quanto ao perseguidor. Quando o sonhador possui recursos, ainda que haja uma tensão implícita, é possível que ele reaja ou encontre uma solução criativa para a situação.

Elementos do sonho ajudam a entendê-lo

Precisamos sempre lembrar que o sonho fala da psique do sonhador, portanto esse aspecto perseguidor está funcionando de dentro para fora. Situações de perseguição real podem estar acontecendo na vida do sonhador, mas também pode implicar na sua própria percepção. Esse tipo de sonho pode ter relação tanto com um sentimento de profunda inadequação quanto com uma situação real, em que as atitudes do sonhador tenham sido inadequadas e por isso ele sente-se culpado.

O perseguidor no sonho também será um elemento importante a ser investigado. Uma pessoa, um animal, um ser sobrenatural, enfim – cada um comporta em si elementos mais específicos dessa perseguição.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista e pós-graduada em Psicologia Analítica. Em seus atendimentos, utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa.

Yubertson Miranda é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Formou-se em Filosofia pela PUC-MG.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais