Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 3 min.
  • 29/07/2015
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:49

O que significa sonhar com pé?

Pés machucados, invertidos, enraizados no chão, que flutuam: veja significados destes e outros sonhos com pés | Glossário Personare

O que significa sonhar com pé?

Sonhar com pés pode simbolizar dor ou prazer, dependendo da forma com que a pessoa no sonho caminha.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com pé

  • Que pés são esses?
  • Que ações eles realizam?
  • O que os faz chamar atenção do sonhador?
  • Esses pés estão calçados, descalços, machucados, bem cuidados?
  • Tocam o chão, a terra, ou flutuam?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com pés

  • Como me relaciono com minhas origens?
  • Sinto-me plantado no mundo ou não me sinto parte dele?
  • Estou satisfeito com o caminho que escolhi percorrer?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com pé:

Sonhar com os próprios pés

Sonhar com os próprios pés pode ser uma tentativa do inconsciente de chamar a atenção para as próprias raízes, os caminhos escolhidos e como eles estão afetando o sonhador.

Sonhar com pés machucados

Pés machucados, feridos, podem falar de feridas emocionais mais profundas e antigas que se deram no início da formação da personalidade, e a necessidade de observar se tais traumas não estão influenciando mais a vida do sonhador, nesse momento.

Sonhar com o caminho que percorre ao andar

O caminho pelo qual os pés se deslocam em um sonho pode indicar simbolicamente quais bases construímos para sustentar tudo o que somos.

Sonhar com pés que flutuam

Pés que flutuam podem falar de certa falta de presença e conexão com vida, com a realidade.

Sonhar com pés enraizados no chão

Já os pés que se enraízam no chão podem levar tanto a uma ideia de firmamento, conexão com a realidade, quanto à ideia de paralização e fixação em tradições e padrões antepassados.

Sonhar com pés invertidos

Sonhar com pés invertidos pode mostrar um conflito de direções para onde o sonhador quer/deve ir e para onde realmente está indo.

O que os pés simbolizam?

Os pés funcionam como uma base para o corpo, o nosso contato com o chão, com a terra. Pés bem posicionados fornecem ao corpo sustentação e equilíbrio na posição vertical.

O caminhar de uma pessoa diz muito sobre ela. Os pés podem estar ligados ao prazer ou à dor. De uma massagem a um calçado apertado que causa bolhas, os sonhos podem, da mesma forma, conter uma gama grande de situações relacionadas aos pés.

Nas mitologias e nos contos, encontramos algumas referências relacionadas ao simbolismo dos pés, como o Édipo, os pés alados de Hermes, Cinderela e a questão em torno do sapato de cristal, o Curupira e seus pés invertidos etc.

Se fazemos uma analogia entre o corpo e uma planta, nossos pés seriam também as nossas raízes, e simbolicamente esta pode ser uma possibilidade dentro de um sonho.

Há muitas situações que diferenciam o simbolismo do pé para cada sonhador: ter os pés machucados, descalços, apertados nos sapatos, caminhando na areia, caminhando num chão pedregoso, em brasas, pés recebendo cócegas, um bebê que morde os pés… Em cada um deles há uma possibilidade de amplificação diferente.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais