O que significa sonhar com ônibus?

Descubra o que significa sonhar com ônibus em movimento, mas sem motorista, dirigir ônibus e ônibus desgovernado, entre outros | Glossário Personare

Sonhar com um veículo, simbolicamente, tende a indicar a maneira como o sonhador vem se conduzindo nas suas atividades cotidianas. O tipo de veículo pode ainda revelar muitos detalhes a respeito das atitudes que estamos tomando ou deixando de tomar ao nos posicionarmos diante dos desafios existenciais.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender seu sonho.

Reflita sobre o contexto de sonhar com ônibus

  • Há alguém conduzindo o ônibus? É você ou outra pessoa?
  • Essa outra pessoa é conhecida ou desconhecida?
  • O ônibus está desgovernado?
  • Ele te leva por um caminho que não é o que deveria ir?
  • Você se sente confortável nessa viagem ou o ônibus está muito lotado e você não tem espaço nem para respirar direito?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com ônibus

  • Você está muito apegado às opiniões do senso comum?
  • Tem aceito passivamente certas regras de um grupo ou comunidade? Não questiona certas verdades ou crenças? Ou se sente muito incomodado com certos preceitos e normas?
  • Está identificado com os ideais de um grupo, religião ou tribo? Percebe sendo bastante fiel a esses conceitos e não admitindo outros pontos de vista, tais como reagindo agressivamente a quem pensa diferente?
  • Sente-se reprimido ou mesmo travado, sem espontaneidade, diante dos colegas de trabalho, de escola ou do grupo de que faz parte? Ou há espaço para você ser você mesmo, com originalidade e autonomia, enquanto participa das atividades grupais e interpessoais?
  • Pretende criar um grupo de apoio ou uma página no Facebook, a fim de compartilhar suas ideias com pessoas que pensem de forma semelhante à sua? Ou quer romper com alguns amigos, por estar se sentindo muito diferente deles ou em outra fase existencial?
  • Está se sentindo só e querendo sociabilizar? Encontra dificuldades nesse processo de interação social ou se sente mais seguro, agora que faz parte de um grupo?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com ônibus:

Sonhar que dirige o ônibus

Quando o sonhador dirige o ônibus, pode ser que ele esteja numa fase em que está sendo o porta-voz de certas ideias e ideais, e de alguma maneira exercendo liderança para um grupo de pessoas.

Sonhar que nenhuma pessoa dirige o ônibus

Em sonhos em que não há um motorista dirigindo esse transporte público, existe o risco de o sonhador estar confuso e até mesmo perdido, sem saber para onde está conduzindo sua vida. Também pode indicar a falta de referência (desconhecido de como proceder, quais regras seguir, como se posicionar) diante das pessoas, tal como de algum grupo ou equipe. Além disso, indica a tendência de simplesmente se deixar levar, mesmo que inconscientemente, por certas opiniões do senso comum ou crenças não muito claras a respeito de certas experiências e situações da vida.

Sonhar que uma pessoa conhecida dirige o ônibus

Se há uma pessoa conhecida dirigindo o ônibus, será essencial perceber quais as características mais notórias na personalidade dela, e, com isso, ver até que ponto essas atitudes que tal pessoa costuma ter estão influenciando a sua forma de se posicionar na vida.

Sonhar que uma pessoa desconhecida dirige o ônibus

Se for alguém desconhecido que dirige, pode haver uma faceta da sua personalidade de que você ainda não tem tanta consciência (“desconhecida”), mas que esteja impactando fortemente nas suas decisões e no seu comportamento.

Sonhar que o ônibus está desgovernado ou indo para onde você não quer

Caso o ônibus esteja desgovernado ou te levando para uma rota que não é a que pretendia seguir, reflita a respeito das crenças que você vem defendendo. O que você considera certo? O que valoriza? Seus amigos estão realmente sendo uma influência positiva em sua vida? O grupo do qual você faz parte realmente está te fazendo crescer, te incentivando a realizar algo que te satisfaça interiormente? Além disso, um ônibus se movimentando dessa forma caótica pode mostrar que você não está se sentindo muito à vontade em sua vida social. Talvez ficou muito tempo isolado, na sua, introspectivo, e agora encontra-se desconfortável para fazer amizades, sociabilizar e interagir com algum grupo ou a sociedade como um todo, além de demandar tempo até se sentir mais à vontade nessa convivência social.

Ênfase no que é comunitário

No caso do ônibus, é interessante notar que em muitas cidades ele é chamado de coletivo – em outras palavras, um meio de locomoção que não privilegia o indivíduo. Seu foco está em levar um grupo de pessoas para determinados locais, seguindo um trajeto já estipulado.

Em termos simbólicos, essas peculiaridades do ônibus retratam uma ênfase na ideia do “nós”, e não no “eu” – quer positiva ou negativamente. Por exemplo, quando estamos inseguros de tomar decisões e preferimos seguir o senso comum, ou quando é o momento de participar de uma equipe e seguir, juntos, rumo a um objetivo.

Necessidade de seguir convenções

Outro detalhe importante envolvendo o simbolismo do ônibus é que não é possível fazer diferente. Afinal, cada ponto de parada em que os passageiros entram e saem desse veículo já está predeterminado. Se queremos descer (ir) em um lugar diferente, somos impedidos. Nosso desejo não tem voz. Temos de seguir as regras e as convenções já prefixadas nesse trajeto.Se queremos descer (ir) em um lugar diferente, somos impedidos. Nosso desejo não tem voz. Temos de seguir as regras e as convenções já prefixadas nesse trajeto.

Daí que, simbolicamente falando, sonhar com ônibus pode representar uma imposição coletiva, em que regras e convenções podem minar nossa vontade e nosso caminho. Assim, precisamos obedecer a essas normas, ao invés de fazermos o que bem queremos.

Equilíbrio entre coletivo e individualismo

Muitas vezes, nos sentimos seguros sendo iguais a todos. Precisamos mesmo do apoio de outros, tal como de um grupo que defende um mesmo ideal e estão imbuídos da mesma meta, e também de fazer parte de uma vida social. Afinal, estamos inseridos em uma comunidade, portanto precisamos conviver uns com os outros. Não podemos simplesmente nos excluir da sociedade.

Outras vezes, não questionar as regras, convenções e normas da coletividade (da sociedade, de uma equipe, de uma empresa etc.) pode representar uma anulação de nossa individualidade e a manutenção de uma posição comodista, que não ousa pensar diferente e sair da zona de conforto.

O ônibus, então, está essencialmente representando essas reflexões a respeito do quanto estamos sendo influenciados pelo senso comum, por regras e convenções já preestabelecidas.

E do quanto é importante não perdermos nossa individualidade, nossa originalidade, mesmo fazendo parte de um todo social.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

 

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.