Yubertson Miranda
  • Por Yubertson Miranda
  • Leia em 3 min.
  • 18/08/2015
  • Atualizado em 02/03/2020 às 20:10

O que significa sonhar com onça?

Entenda o que significa fugir de uma onça e ver onça ferida no sonho, e conheça mais simbologias do animal | Glossário Personare

O que significa sonhar com onça?

Sonhar com onça pode indicar a sua vontade de conquistar o que deseja, já que simbolicamente é o felino com a mordida mais poderosa.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender seu sonho.

Reflita sobre o contexto de sonhar com onça

  • Você está sendo perseguido pela onça?
  • Ou simplesmente fugindo dela, evitando o contato?
  • A onça está machucada ou tem algum problema que a limita?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com onça

  • Você está se sentindo mais ambicioso e com uma enorme força para conseguir o que tanto quer?
  • Percebe-se numa fase em que está tecendo planos bem elaborados, a fim de seguir uma estratégia objetiva e eficaz rumo ao que almeja?
  • Encontra-se numa fase mais arredia? Será que essas reações não estão indicando que a fase está apropriada para ficar mais na sua, menos sociável e mais solitário?
  • Como tem lidado com as mulheres e o universo feminino? Está notando a importância de entrar mais em contato com suas emoções, com o mundo dos sonhos, do inconsciente?
  • Tem buscado aprimorar sua forma de expressar sentimentos, seu lado afetivo, protetor e carinhoso?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com onça:

Sonhar que foge da onça

Quando o sonhador reage de forma a fugir da onça, quer esteja sendo perseguido ou não por esse animal, isso pode indicar que no dia a dia há uma tendência a evitar curtir mais momentos de solidão para entrar em contato com suas emoções. E se a irritação com as pessoas em seu cotidiano está muito acentuada, essa pode ser uma confirmação de que valerá a pena ficar mais na sua, recolher-se e refletir sobre o que, realmente, está sentindo necessidade de experimentar e realizar.

Sonhar que a onça está limitada em seus movimentos

Se a onça está com algum problema, machucada ou limitada de alguma forma em seu movimento e expressão, é preciso prestar atenção sobre o que pode estar dificultando a expressão de seu poder pessoal, de seus desejos e do seu lado feminino (atributos yin).

Expressão de poder

A onça é um animal que tem várias características marcantes, as quais são refletidas na diversidade de seu simbolismo. Sua eficiente mordida vem junto com hábitos eficazes e certeiros de caça, pois a onça, em função de ter pernas mais curtas, grossas e calda menor (em relação aos outros felinos), sabe criar uma emboscada fatal, justamente porque não tem condições de perseguir uma presa durante muito tempo.

Necessidade de pensamento estratégico

Em termos simbólicos, quando com esse animal, poderemos nos encontrar numa fase em que sabemos dos nossos recursos e limitações, e essa consciência nos permite estabelecer estratégias precisas para alcançar nossas metas. Representa um momento favorável para desenvolver esse lado mais estratégico e objetivo de alcançar nossos desejos.

Mergulho no mundo emocional

Outro detalhe importante é que a onça é um animal noturno/crepuscular e precisa de um habitat próximo à água. Inclusive, ela é um felino que gosta de nadar. A água – simbolicamente falando – está associada às emoções, ao inconsciente e ao lado yin da natureza humana. Ou seja, aos atributos do feminino: receptividade, sentimento, proteção, segurança, afeto.

Portanto, sonhar com a onça pode indicar uma predisposição para mergulhar mesmo no mundo emocional, inconsciente, psíquico. Conscientizar-se de suas emoções, de seus desejos e também desenvolver mais características associadas à mulher. Claro, se o sonhador é do sexo feminino, existe a probabilidade de engravidar ou de conviver mais intimamente com alguma mulher que está gestando ou mesmo que gerou um filho recentemente. Porque esse contexto de gravidez e afeto incita a expressão do lado protetor, carinhoso e afetuoso do ser humano.

Contato consigo mesmo

O detalhe é que a onça é um animal solitário e tem uma natureza arredia. Ele só sociabiliza com os filhos após ter cruzado. Depois de um tempo, cada um segue sua vida e volta a viver solitariamente, cada um no seu território, e esses fatores são bem relevantes a nível psicológico. Sonhar com a onça pode indicar que a pessoa está sentindo necessidade de diminuir sua sociabilidade e ficar mais tempo consigo mesma, talvez até mesmo para refletir melhor sobre a maneira como vem lidando com suas emoções e seu lado yin (as características associadas ao feminino).

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais