Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 3 min.
  • 10/08/2016
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:22

O que significa sonhar com música?

O estilo da música é o principal fator que definirá o simbolismo do sonho. Descubra possíveis interpretações | Glossário Personare

O que significa sonhar com música?

Os sonhos são formados por símbolos e são a linguagem do inconsciente. Eles comunicam ao sonhador tudo aquilo que é necessário para buscar o equilíbrio da psique como um todo, por isso os símbolos falam tanto a respeito de questões da consciência quanto do inconsciente, isto é, da totalidade psíquica. Por essa razão, explorar os símbolos é parte essencial para compreender um sonho.

O que a música simboliza?

A música, embora seja uma construção matemática, com compassos, arranjos e ritmo, evocam as mais diversas emoções e são capazes de alterar o humor de quem as ouve, seja para melhor ou para pior. Tal característica não seria diferente em um sonho.

A musicoterapia é a prova de que o som está intimamente conectado aos estados emocionais, já que a música evoca memórias, lembranças, vivências e experiências das mais diversas.

O tipo de música que se ouve em um sonho é fundamental para compreender o que o inconsciente está expondo à consciência. Uma melodia tranquila e não cantada é certamente um símbolo bastante diferente de um heavy metal com um vocal gutural, bem como os sentimentos que cada um evoca.

Possíveis interpretações

O tipo de música evidenciada no sonho é uma informação crucial quando ela é o aspecto mais sobressalente no cenário onírico, bem como o contexto em que ela surge. Para fazer essa avaliação, é importante atentar para a presença ou não de uma letra e o que ela diz.

O ritmo acelerado ou lento pode indicar o próprio ritmo psíquico ou emocional do sonhador. Não há uma regra, já que os sentimentos evocados são absolutamente pessoais e variáveis de pessoa para pessoa, mas podemos fazer algumas considerações mais gerais e descompromissadas.

O heavy metal pode evocar raiva, agressividade, uma descarga de energia ativa e carregada de intensidade. Também podem ser melódicas e profundas.

A música clássica pode evocar uma maior organização mental, nostalgia e alegria. Também podem ser caóticas e dissonantes.

Músicas cantadas precisam ter suas letras analisadas. Letras românticas, letras sensuais, letras de protesto, religiosas, decepcionadas, alegres, infantis… Cada uma delas deverá ser contextualizada na vivência do sonhador.

Perguntas para entender melhor o seu sonho

A amplificação de um sonho consiste em explorar mais a fundo os simbolismos daquilo que o inconsciente escolheu para representar uma situação psíquica para nós. Nesse sentido, as perguntas que fazemos para entender melhor um sonho nos permitem aprofundar no sentido que o símbolo tem para cada um, individualmente. Elas facilitam a autorreflexão e estimulam associações pessoais com as vivências do sonhador.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Que música o sonho apresenta? É conhecida ou desconhecida? Que emoções ela evoca? Em que contexto ela aparece? É uma informação que se sobressai no sonho ou é apenas pano de fundo para acontecimentos mais importantes?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Que ritmo está pautando a sua vida emocional?
  • Que tipo de melodia você emana de si?

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista e pós-graduada em Psicologia Analítica. Em seus atendimentos, utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa.

Yubertson Miranda é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Formou-se em Filosofia pela PUC-MG.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais