Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 3 min.
  • 11/08/2015
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:48

O que significa sonhar com fogo?

Conheça significados de sonhos com chama de uma vela, incêndio e mais | Glossário Personare

O que significa sonhar com fogo?

O fogo é um símbolo que representa fortemente a consciência. Como um dos elementos primordiais presentes na natureza, ele se apresenta na forma de energia que emite luz e calor. O fogo, como todo símbolo, é bastante ambíguo, pois pode ser tanto a luz que ilumina as trevas e o calor que aquece o frio, quanto a luz que cega e o calor que queima e destrói.

Energia vital, intensidade, expansão e transformação, bem como destruição e descontrole, também são relacionados ao símbolo do fogo.

Energia vital, intensidade, expansão e transformação, bem como destruição e descontrole, também são relacionados ao símbolo do fogo.

Na Astrologia, por exemplo, está ligado a intuição, ação e criatividade. O fogo por si só evoca o elemento ar, que o alimenta, mas tanto sem o ar quanto com o excesso dele, o fogo se extingue. Ambos precisam estar em equilíbrio para que o fogo permaneça aceso.

Em desequilíbrio, o fogo pode ser uma labareda que se alastra rapidamente ou uma frágil chama ao vento. Jung conta um sonho em que se vê em um barco, em meio a uma forte tempestade, carregando uma vela cuja chama mantém acesa pois ele a protege do vento. Ele próprio relaciona o sonho ao conturbado momento de sua vida, em que se vê profundamente imerso nas questões do inconsciente e nota que há um fio de consciência que o mantém conectado à realidade, a chama de sua própria consciência.

Há muitas expressões da língua portuguesa que também nos permitem amplificar o símbolo do fogo como, por exemplo, dizer que “alguém é fogo!” (uma pessoa difícil de lidar) e até “levar as coisas a ferro e fogo” (agir com rigidez, sem contemporizações).

Possíveis interpretações

Sonhar com o fogo descontrolado que queima tudo ao redor pode indicar uma profunda transformação da consciência, em que muitos aspectos estão mudando ao mesmo tempo, gerando ansiedade e agitação. Igualmente, pode indicar um momento altamente criativo que precisa ser canalizado.

A chama frágil em meio à escuridão pode indicar que um esforço grande da consciência está sendo demandado para que ela se mantenha conectada à realidade. Outro entendimento possível é de uma perda de vitalidade e energia, seja física ou mental.

Tentar salvar coisas de um incêndio pode indicar uma tentativa do ego de preservar certos aspectos da identidade do sonhador, que precisa abandonar algumas posturas e buscar uma nova forma de se expressar.

Aplicações práticas

A utilidade de um sonho se dá quando o amplificamos. Nesse processo, usamos o simbolismo do fogo, por exemplo, para nos fazermos perguntas que ajudem a contextualizá-lo com a nossa vida, a fase em que estamos. Assim, é possível saber o que fazer diante de algo que esteja nos afligindo.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Algo está pegando fogo? De que maneira o sonhador entra em contato com este elemento no fogo? Esse fogo queima ou o sonhador não se sente atingido por ele?

Qual o papel do fogo nesse sonho? Como o sonhador se sente em relação ao símbolo do fogo no sonho?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Estou me tornando mais consciente de mim mesmo e de minhas atitudes?
  • O que faço com o que sei a meu próprio respeito?
  • A consciência que tenho me ajuda a transformar o que preciso ou ofusca minha percepção sobre mim mesmo?
  • Sinto-me esgotado e apático ou ansioso e agitado? Sinto-me introspectivo ou expansivo?

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais