Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 2 min.
  • 13/08/2015
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:45

O que significa sonhar com flor?

Flores artificiais, naturais ou secas: veja significados de sonhos com estes elementos e entenda a simbologia das flores | Glossário Personare

O que significa sonhar com flor?

As flores são símbolos amplos, recorrentes em diversas situações da vida humana. Do velório ao casamento, as flores aparecem como uma experiência olfativa e visual, que remete a memórias e vivências. Independente do contexto em que aparecem na vida, a projeção sobre elas é sempre de beleza e perfume, embora às vezes sejam associadas à morte.

Flores, em geral, são utilizadas para decorar. Algumas podem ser ingeridas ou usadas em perfumes, tinturas, florais, óleos essenciais etc., e tais possibilidades, em um sonho, podem apontar para um entendimento mais completo do símbolo. As flores são tão prezadas que já que sua durabilidade in natura é curta, inventaram as flores artificias, que nunca murcham, mas que também não exalam nenhum perfume. Um símbolo desses em um sonho é bem interessante de se observar.

Algumas flores são de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema global, já que nutrem e favorecem a polinização pelas abelhas. Essa ideia nos remete às flores como depósitos fecundos que nutrem um universo de vida ligada à terra.

Há também flores que podem ser venenosas ou tóxicas e só servem para ornamentar o ambiente. Pensamos aqui em uma aparência que não condiz com a essência; algo aparentemente bom, mas que reserva surpresas desagradáveis.

Há também flores que podem ser venenosas ou tóxicas e só servem para ornamentar o ambiente. Pensamos aqui em uma aparência que não condiz com a essência; algo aparentemente bom, mas que reserva surpresas desagradáveis.

As flores também são, culturalmente, muito ligadas ao romantismo, à demonstração de amor e afeto, embora atualmente tratem-se mais de um comércio.

Possíveis interpretações

Flores naturais podem apontar para uma energia criativa e delicada da psique, mas que certamente estarão mais limitadas caso tais flores estejam em um vaso.

Flores artificiais podem indicar aspectos artificiais da psique do sonhador, em que, por algum motivo, ele esteja perdendo sua autenticidade e naturalidade.

Flores secas podem indicar um perecimento da energia viva da psique, um enfraquecimento e até mesmo esgotamento.

Aplicações práticas

Na Psicologia Analítica, aplicamos a interpretação de um sonho na vida prática por meio da amplificação. Nesse processo, conhecido por amplificação, fazemos algumas perguntas, cujas respostas apontam exatamente o que nos incomoda e que devemos mudar.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Que flores são essas? Em que circunstâncias elas aparecem? O que chama atenção nelas? São naturais, artificiais, secas?

Como o sonhador se relaciona com elas?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Como vivo os aspectos de beleza e fascínio em minha vida?
  • Cultivo uma beleza efêmera e artificial ou consistente e autêntica em meu olhar para o mundo?
  • Exalo alegria e cor ou minha fonte de prazer e entusiasmo está esgotada?

inconsciente revela durante o sono

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais