O que significa sonhar com festa?

Veja significados de sonhos com festa em família ou com amigos, festa sem sua presença, festa que é interrompida e outros | Glossário Personare

Sonhar com festa pode representar, a princípio, uma faceta de nossa psique alegre, divertida e sociável. Entretanto, em um contexto simbólico, uma comemoração apresenta diversas nuances. Por exemplo, pode indicar um rito de passagem, uma fase em que aquele que sonha deixa uma etapa da vida para trás e se lança a uma nova jornada de crescimento, amadurecimento e autoconhecimento.

Confira a seguir mais detalhes para entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com festa

  • Que tipo de festa é? Da família, dos amigos, do trabalho?
  • A festa acontece ou você acorda ou muda para outro sonho antes dela começar?
  • Estou me divertindo ou fico distante da euforia?
  • Qual comemoração é a causa do sonho? O Réveillon, o Natal, a festa junina, uma festa de quinze anos?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com festa

  • Quais experiências eu estou deixando para trás? Estou apegado ao passado ou me abro para as novas oportunidades de crescimento?
  • O que aprendi com o que foi vivido por mim recentemente? Para quais novos desafios preciso me preparar?
  • Estou chegando ao fim de um ciclo, colocando os devidos pontos finais nas situações, relações e hábitos que já não me satisfazem e precisam ser concluídos ou amadurecidos?
  • Tenho desfrutado da vida com mais alegria? Estou reconhecendo a importância do lazer? Ou tenho me comportado de forma muito séria e preciso me divertir mais?
  • Evito compromissos, deveres e responsabilidades? Prefiro o comodismo da vida, focando-me apenas no que posso curtir e que me proporciona prazer?
  • Estou disposto a passar pelo necessário processo de amadurecimento, que implica em enxergar a vida com mais realismo, sem lentes fantasiosas?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com festa:

Sonhar que se diverte na festa

Quando a festa de fato acontece e você está ali se divertindo, pode ser que você esteja tão envolvido em viver o lado alegre da vida que se recusa a encarar certos fatos, para evitar possíveis sofrimentos.

Sonhar que pessoas conhecidas estão na festa

Se a festa da qual participa tem a presença marcante dos familiares, amigos ou colegas de trabalho, procure observar, na realidade, se está faltando mais diversão junto à família, os amigos ou à equipe em que atua profissionalmente. Também valerá a pena se questionar se não está evitando assumir maiores responsabilidades familiares, compromissos sociais ou tarefas profissionais, por não querer se sentir preso a esses deveres, preferindo apenas lidar com o lado alegre e divertido dessas áreas de sua vida.

Sonhar que não participa da festa

Caso esteja acontecendo uma festa, mas sem a sua presença, observe se em seu dia a dia você não está muito sério e rígido, precisando de mais humor, ou se ainda não se considera merecedor de certas conquistas, alegrias e felicidades.

Sonhar que a festa é interrompida

Caso a comemoração seja interrompida, não acontecendo por algum motivo, talvez a vida lhe apresente oportunidades e experiências com as quais você se comprometerá de forma mais madura ou das quais se recusará a participar, não querendo sociabilizar nem curtir momentos de lazer.

Sonhar com uma festa específica

Dependendo do período associado à festa, valerá a pena pesquisar sobre o tipo dela. Por exemplo, se for o Réveillon, observe se você está disposto a abandonar determinadas atitudes e fazer novas escolhas, comprometendo-se como o desenvolvimento de novos hábitos comportamentais.

Datas especiais

As festas costumam indicar uma data especial que decreta o surgimento de uma nova época, tal como o Réveillon (quando um ano chega ao fim e outro tem início), numa festa de debutante (quando a menina faz quinze anos e deixa de ser considerada criança) e a festa de formatura (quando o formando agora tem pela frente um mercado de trabalho no qual atuará como profissional da área). E, claro, a festa de aniversário. Não por acaso, a Astrologia tem o mapa anual (também chamado Revolução Solar), que mostrará quais as tendências, desafios e oportunidades dos próximos 365 dias que o aniversariante terá pela frente até a data do próximo aniversário.

Disposição para a alegria

Claro que quase toda comemoração é acompanhada de um estado de euforia, e merece ser alegremente vivida. Esse fator é ainda mais visto quando amigos simplesmente se reúnem para uma festa sem motivo especial. Nesses casos, estão apenas buscando curtir bons momentos juntos. Em termos simbólicos, a festa, portanto, pode indicar uma predisposição do sonhador para viver de uma maneira mais alegre, desfrutando de cada momento e das relações em que está envolvido.

Existe também o risco de o sonhador estar bastante ligado à sua jovialidade, ou seja, querer apenas diversão e, com isso, evitar assumir responsabilidades, cumprir deveres e encarar os fatos e a realidade. É um indício, portanto, do risco desse sonhador estar resistente a amadurecer como pessoa.

Afinal, o lado imaturo e infantil está preponderando em seu comportamento.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.