Thaís Khoury
  • Por Thaís Khoury
  • Leia em 3 min.
  • 26/07/2016
  • Atualizado em 02/08/2018 às 13:23

O que significa sonhar com escorpião?

Sonhos com picada de escorpião, escorpião protegendo algo, medo desse animal e mais: saiba o que significam | Glossário Personare

O que significa sonhar com escorpião?

Sonhar com escorpião pode representar, a nível simbólico, a necessidade de perceber e refletir sobre nossas ações instintivas, ou seja, nossas reações aos fatos que acontecem em nossas vidas.

Confira a seguir mais detalhes para entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com escorpião

  • Como é este escorpião?
  • Há alguma interação do sonhador com este símbolo?
  • Que emoções ele evoca no sonho?
  • Que ações o escorpião tem no sonho?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com escorpião

  • Como reajo ao me sentir ameaçado? O que me afeta e me desestrutura? Me sinto constantemente ameaçado por situações externas e/ou internas?
  • O que ameaça minhas convicções? Me apego a ideias ou crenças que só transformo quando se tornam muito doloridas e insuportáveis?
  • Minhas respostas à vida e às situações são excessivamente defensivas?
  • Que obstáculos se interpõem entre minhas necessidades de defesa e minha capacidade de manter o meu centro? Como posso me defender agindo e não reagindo aos estímulos fora de mim?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com escorpião:

Sonhar que está em contato com o escorpião

Entrar em contato com o símbolo do escorpião em um sonho é tocar ou ser tocado pela dimensão mais instintiva, soturna e reativa da psique, embora isso possa ser vivido como algo positivo pelo sonhador. Além disso, os contatos com a própria sensibilidade e profundidade psíquica também podem ser considerados na compreensão deste símbolo.

Sonhar que é picado por um escorpião

Ser picado pelo escorpião no sonho pode ser fatal, isto é, pode indicar que, por uma via dolorosa, o sonhador está sendo obrigado a mudar de atitudes e crenças.

Sonhar que o escorpião protege um objeto

Um escorpião que “guarda” e protege um objeto coloca-se como um obstáculo, um impedimento de acessar determinada instância psíquica sem que haja algum tipo de revisão ou correção.

Sonhar que brinca com um escorpião

Acariciar ou brincar com escorpiões pode indicar mais intimidade e proximidade com os instintos, com a própria natureza interna e a sensibilidade do sonhador a si mesmo e aos outros.

Ligação com o mundo físico

Escorpiões são aracnídeos de hábitos noturnos e muito discretos. Existem há muito tempo no planeta e possuem uma estrutura física resistente, embora sejam extremamente sensíveis a todo tipo de vibração, graças aos pelinhos em seus corpos.

A vida dos escorpiões é ctônica, isto é, pertencente à terra e aos seus ritmos e vibrações, portanto, é mais instintiva, ligada ao inconsciente. Eles vivem para caçar, se reproduzir e se proteger. Quando nos deparamos com esse símbolo em um sonho, podemos pensar nessa dimensão mais instintiva em nós mesmos, naquilo que está na base de nossas reações.

Sensibilidade e autodefesa

Na Astrologia, por exemplo, o signo de Escorpião também oferece alguns temas para reflexão sobre o símbolo, como a sensibilidade, reatividade, a atitude venenosa inconsciente e os poderes psíquicos concedidos pela mente perceptiva e profunda.

A picada de um escorpião é relatada como extremamente dolorida e, em muitos casos, letal. Escorpiões em geral não buscam o tumulto nem atacam sem qualquer motivo; é preciso que se sintam altamente ameaçados. Então, vemos que ele nos remete a uma necessidade primordial de autodefesa que é própria, é dele.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais