Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.25/01/2018 

O que significa sonhar com elevador?

Entenda como está a comunicação entre seu consciente e subconsciente | Glossário Personare

Sonhar com elevador pode indicar como está a conexão entre a sua vida consciente (acordada, externa) e a inconsciente (oculta e interna). No entanto, existem inúmeros tipos de elevadores, dos mais simples aos mais sofisticados, e essa informação pode contribuir para a amplificação do sonho. Um elevador velho, certamente, será menos eficiente e seguro do que um elevador moderno e bem calibrado. Do mesmo modo, muitas vezes, nossa psique precisa de atualizações para que possamos reagir à vida e às relações a partir de lugares psíquicos menos viciados e limitados.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

Além disso, geralmente, elevadores movimentam-se verticalmente, transportando pessoas e objetos para cima e para baixo. Para isso, o elevador necessita de um comando para funcionar e, embora normalmente seja seguro, é possível que ele funcione mal ou até mesmo caia. Esses serão aspectos importantes a serem observados.

Ao sonhar com um elevador que se movimenta de forma diferente, horizontalmente ou aleatoriamente, por exemplo, é preciso considerar de ele onde parte, para onde se destina e por onde passa, a fim de compreender seu propósito/finalidade.

Outro fator importante a ser considerado é o medo, especialmente em crianças, de entrar em elevadores – algo bastante comum. Diferentemente das escadas, elevadores deixam as pessoas numa posição mais passiva, já que elas são transportadas sem nenhum autoesforço ou controle do movimento – exceto pelo comando de decidir sobre o andar onde deseja parar.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como é esse elevador, velho ou moderno? Ele sobe ou desce? Ele funciona corretamente, trava ou despenca? Quais são as emoções que permeiam a pessoa em contato com este símbolo?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. De que forma alinho as informações que recebo do meu entorno com as informações que vêm de mim mesmo?
  2. Meus processos internos fluem sem obstáculos ou travam, me aprisionando em espaços psíquicos desatualizados?
  3. Consigo estar em contato com meu inconsciente de maneira tranquila ou sou atirado a ele sem nenhum controle?

Possíveis aplicações:

Elevador que flui

Um elevador que flui sem interferência pode indicar que a comunicação entre consciente e inconsciente ocorre de maneira saudável e satisfatória ou que a pessoa deve se empenhar para tornar esse processo mais orgânico.

 

Elevador que trava

Um elevador que trava e aprisiona a pessoa pode indicar que, antes de ir para onde se deseja, talvez sejam necessários ajustes e resoluções. Sem isso, talvez ela não poderá seguir.

 

Elevador que despenca

Um elevador que despenca pode indicar uma descida forçada ao inconsciente a fim de equilibrar a psique. Pode ser uma forma de compensar um excesso de controle e hipervalorização da razão.

 

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.