Yub Miranda
  • Por Yub Miranda
  • Leia em 26 min.
  • 24/01/2018
  • Atualizado em 02/03/2020 às 20:02

O que significa sonhar com cirurgia?

Um período de mudança e crescimento pode estar por vir. Descubra mais | Glossário Personare

Um período de mudança e crescimento pode estar por vir. Descubra mais | Glossário Personare

O que significa sonhar com cirurgia?

Em uma cirurgia, o corpo passa por modificações, na parte interna ou externa, com o objetivo de curar ou melhorar o estado de saúde ou estético do paciente. Consequentemente, em termos simbólicos, sonhar com uma cirurgia pode indicar que a pessoa está procurando melhorar, evoluir e crescer. Ou ainda que está precisando e predisposto a pedir ajuda de um profissional para isso, como um terapeuta, um conselheiro ou um amigo que entende muito sobre algo que ela está passando ou vai passar.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

+ Você dá atenção aos seus sonhos?

Na análise do sonho, deve ser levado em consideração também que passar por uma cirurgia demanda um preparo. Um tempo de jejum, por exemplo. Psicologicamente então, esse simbolismo tende a indicar a necessidade de um descanso, de uma preparação física e emocional, de cortar determinado hábito ou de extrair de si forças para elevar a sua qualidade de vida.

Além disso, a cirurgia costuma ser uma intervenção, um momento em que se entra no corpo do paciente, com a mão e/ou instrumentos. Ou seja, tem um teor invasivo – ainda que consentido. A nível simbólico, esse detalhe pode evidenciar certa vulnerabilidade. Alguma parte de si pode estar sendo exposta ou simplesmente observada com maior atenção pelas pessoas. Ou alguém está invadindo seu espaço, com a sua permissão (consciente ou inconscientemente).

Há inúmeros tipos de cirurgia, mas todos objetivam uma melhora, e a maioria necessita de um momento de recuperação após a intervenção. Sendo assim, a pessoa pode estar sendo lembrada por seu inconsciente de que o momento atual merece uma diminuição do ritmo no dia a dia, a fim de se recuperar e sentir-se melhor para voltar à ativa naquilo que a vida está lhe exigindo de desafios e oportunidades.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

É você ou outra pessoa o responsável pela sua cirurgia? Como você reage a essa intervenção? É consentida e agradável ou é invasiva e desconfortável? Há uma fase pré e/ou pós-cirúrgica? Como você passa por ela? Aceita, submete-se ou se rebela? Há infecção e complicações na cirurgia ou após a operação? Você é o cirurgião e outra pessoa é o paciente? Quem é essa pessoa? Como é a cirurgia? Em que parte do corpo acontece? Há anestesia ou não?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  1. Você se encontra numa fase em que quer, conscientemente, mudar algum hábito ou comportamento? Percebe-se disponível a receber ajuda de alguma pessoa para passar por esse processo de mudança? Está disposto a ajudar alguém que deseja alterar ou modificar algo em si?
  2. Você se percebe cansado e precisando de mais tempo para você mesmo? Antes de fazer uma mudança em si e na sua vida, há necessidade de se preparar emocional e fisicamente? Está buscando algum tipo de cura, de melhoria ou querendo cortar e eliminar algo ou alguém que vem lhe causando dor e gerando sofrimento?
  3. Você está mais sensível à influência das pessoas, como dos amigos, dos familiares ou de quem se relaciona contigo? Sente que estão invadindo o seu espaço, desrespeitando as suas escolhas e te forçando a fazer determinada escolha? De que modo você vem – de alguma maneira – permitindo que os outros sejam invasivos em sua vida?
  4. Tem consciência de que pode ser importante descansar, relaxar e curtir um pouco mais a si mesmo depois de um processo doloroso em que cortes ou mudanças consideráveis foram vividos por você?

Possíveis aplicações:

Caso você tenha realizado a cirurgia em si mesmo, o sonho pode estar indicando que você realmente precisa se envolver diretamente no processo de mudança, naquilo que acha que é preciso mudar, como entrar numa academia e iniciar uma dieta. Deve tomar decisões efetivas que cortem certos hábitos que não estão te fazendo bem.

 

Se você estava fazendo a cirurgia em outra pessoa, pode ser que esteja sendo invasivo na vida dela ou forçando-a a agir de determinada maneira. Valerá a pena refletir sobre o quanto você está desrespeitando o livre-arbítrio ou o espaço de autonomia dessa pessoa.

 

Se não era você o cirurgião ou a cirurgiã, é importante lembrar o que chamou a sua atenção em termos positivos na pessoa responsável por comandar a cirurgia. Assim você poderá fazer um esforço para trazer para si e sua rotina os hábitos que desenvolverão um comportamento similar ao dela – assim como as conquistas dela que você admira. É bom também observar, no sonho, a sua reação frente a essa intervenção realizada por ela. Esse pode ser um retrato da sua atitude na vida real perante esse processo de tentar introjetar os atributos da personalidade dela, os quais são tão necessários para você alcançar determinadas metas. E se for alguém que você não admira nada, por quem tem repugnância, veja se não está precisando erradicar de si os comportamentos semelhantes aos dessa pessoa.

 

Existindo no sonho uma fase pré ou pós-cirúrgica, será interessante observar como você passa por ela. Esse comportamento pode indicar se você está aceitando bem ou não o preparo emocional, físico e psicológico antes dessa mudança – em si e na sua vida – e se você está respeitando o ritmo de “digestão” à mudança pela qual passou recentemente ou está passando.

 

Em caso de infecção e complicações na cirurgia, isso pode indicar que você está vulnerável ou sensível após uma fase de cortes, mudanças ou mesmo perdas. Logo, deve e merece viver o luto, o descanso e a recuperação, de modo a não se contagiar por estados emocionais e ambientes que te influenciarão negativamente.

 

Se ocorre com anestesia, pode ser que você esteja se protegendo da dor da mudança ou passando de forma protegida, segura e confiante por esses cortes e alterações de hábitos. Se não há anestesia, talvez você esteja sentindo mais agudamente as dores do processo de mudança ou encarando com realismo as implicações de alterar a sua rotina e desenvolver novos comportamentos.

 

Se for nos olhos, quem sabe não é o momento de mudar a sua maneira de enxergar a realidade? Se for no coração, talvez seja um indicativo do quanto valerá a pena expressar mais seus sentimentos e se abrir para o amor. Se for nos pés ou nas mãos, pode indicar que é um período propício para você colocar os pés no chão, ser mais prático, tomar decisões e agir de forma efetiva no rumo de suas metas.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yub Miranda

Yub Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais