O que significa sonhar com cavalo?

Sonhar com cavalos pode sinalizar contato com instintos, criatividade e poder pessoal. Aprenda a interpretar | Glossário Personare

O que significa sonhar com cavalo?

Sonhar com cavalos pode indicar, entre alguns simbolismos, riqueza e poder, já que é um animal de natureza livre. Entretanto, por conta de sua sensibilidade, podem revelar certa violência quando ameaçados.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou:

Reflita sobre o contexto de sonhar com cavalo

  • Como é ou são os cavalos?
  • Em que condições estão: presos, correndo, vivos, mortos, maltratados, livres num campado?
  • São receptivos ou arredios?
  • Como o sonhador se relaciona com ele(s)?
  • Que emoções o símbolo evoca no sonhador?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com cavalo

  • Sinto-me livre para viver minha natureza ou me aprisiono em demandas que não são minhas?
  • De que maneira manifesto meus instintos e minha força psíquica?
  • De que maneira reajo ao que me sensibiliza?
  • Consigo enxergar acontecimentos a partir de diversos ângulos ou me enrijeço diante das possibilidades?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com cavalo:

Sonhar com cavalos selvagens

Sonhar com um ou mais cavalos selvagens pode indicar um contato com os aspectos mais instintivos da psique. O que determinará o tipo de contato (positivo ou negativo) será a dinâmica entre este e outros acontecimentos no sonho.

Sonhar com cavalos presos

Um cavalo arreado, com cabrestos e ferraduras, pode indicar que os instintos estão privados de expressão, que a existência do sonhador está restrita em relação à suas potencialidades.

Sonhar com cavalos maltratados

Um cavalo morto ou maltratado em um sonho pode demonstrar que a psique mais instintiva e criativa está sem energia, em um estado muito precário, e demanda atenção do sonhador.

Representações simbólicas antagônicas

Cavalos são animais de natureza livre, espírito gregário, embora tenham sido domados de acordo com interesses humanos, especialmente a guerra. Por essa razão, seu simbolismo está ligado a riqueza, poder e dominação.

Cavalos como símbolo representam imponência, altivez, sensibilidade, instinto. Em geral, são animais dóceis, embora seus coices e mordidas possam revelar certa violência quando ameaçados. Sua alta sensibilidade o torna um animal que se assusta com facilidade e que pode reagir de maneiras inesperadas e instintivas para se proteger, fugir ou atacar.

Importância ao longo da história

Cavalos possuem excelente visão e raciocínio. Seus globos oculares são os maiores entre mamíferos e conseguem movimentos que ampliam seu campo de visão. São velozes, fortes e, em diversas mitologias, são ligados diretamente aos deuses e atuam também como personagens centrais, como o Cavalo de Troia e o Pégaso, entre outros.

Em diversas civilizações, o cavalo foi um animal sagrado; atualmente, é usado para tração, trabalhos forçados e entretenimento, contrariando sua natureza original e selvagem. Num sonho, podemos ter diferentes entendimentos ao nos depararmos com um cavalo vivo e livre, um cavalo domesticado e dominado, um cavalo morto e assim por diante. O contexto dado pelo inconsciente será importante para compreender melhor o significado deste símbolo para o sonhador.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais