Yubertson Miranda
  • Por Yubertson Miranda
  • Leia em 4 min.
  • 21/11/2016
  • Atualizado em 02/03/2020 às 20:05

O que significa sonhar com cabelo?

Apego, espontaneidade, criatividade e necessidade de mudança: sonhos com cabelo pedem renovação e atenção à autoimagem | Glossário Personare

O que significa sonhar com cabelo?

Sonhar com cabelo pode indicar que o sonhador precisa dar atenção à dificuldade de deixar de lado alguns comportamentos que está acostumado a realizar. Simbolicamente, a forma com que lidamos com os fios revelam a nossa identidade.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com cabelo

  • Você está escondendo seus cabelos ou eles estão em evidência, enaltecendo a sua aparência?
  • Os cabelos estão bagunçados ou penteados?
  • Estão grandes ou você está careca?
  • Você está penteando o seu cabelo ou alguém está?
  • Seus cabelos estão sendo cortados? Quem o corta?
  • Você reluta para não haver o corte?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com cabelo

  • Você está muito apegado a certos atributos e características que até então definiram a sua personalidade?
  • Você quer manter a imagem de uma pessoa que tem um determinado jeito e encontra dificuldades para revelar outra faceta ou desenvolver uma atitude diferente?
  • Está numa fase de mudanças, de transição, saindo de um ciclo e entrando em outro?
  • As experiências da vida estão te pedindo mais desprendimento, desapego e até mesmo renúncia a determinados bens, valores, pessoas e ambientes?
  • Encontra-se numa fase em que sente maior necessidade de romper com certos padrões e ser mais criativo, rebelde e original?
  • Almeja mais liberdade e espontaneidade em sua vida?
  • Considera-se com maior poder de sedução, com vontade de amar e de se relacionar mais apaixonadamente?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com cabelo:

Sonhar que esconde os cabelos

Quando o sonhador está escondendo seus cabelos, pode ser que a pessoa não esteja tão à vontade consigo mesma, com sua aparência, ou não quer revelar que está apaixonada. O cabelo representa uma arma de sedução, e escondê-lo pode sinalizar o desejo de não revelar sua paixão, seu interesse afetivo ou mesmo o medo de tentar seduzir, mas ser rejeitado por alguém.

Sonhar que exibe os cabelos

Nos sonhos em que o sonhador exibe os cabelos, pode ser que ele esteja em uma fase de maior vaidade ou mesmo com o desejo de valorizar mais a própria imagem, o próprio poder de sedução, a força pessoal. Deve-se ter cuidado com o exagero, a fim de não agir de forma muito egocêntrica por enaltecer em excesso a própria aparência em detrimento de outras características que também merecem ser expressadas e valorizadas.

Sonhar que está com o cabelo bagunçado

Se a pessoa está com o cabelo bagunçado e desgrenhado no sonho, é possível que ela esteja numa fase em que se sente disposta a se expressar com mais criatividade e originalidade, rompendo com certos padrões e convenções.

Sonhar que o cabelo está penteado

Se estão bem penteados, talvez haja uma maior obediência aos valores sociais, ao que é considerado socialmente correto e belo.

Sonhar com cabelos grandes

Cabelos grandes podem representar uma fase de maior apego e dificuldade de fechar um ciclo para se envolver em novas experiências.

Sonhar que está careca

Caso o sonhador esteja careca no sonho, pode indicar um período de sua vida em que ele está fazendo sacrifícios pessoais significativos no dia a dia ou entrando numa nova etapa existencial na qual o desapego e o desprendimento serão muito necessários.

Sonhar que penteia os próprios cabelos

Se alguém ou o próprio sonhador penteia os próprios cabelos, isso pode simbolizar um momento de mais afeto, amor, sedução e carinho por alguém, inclusive por si mesmo.

Sonhar com cabelos cortados

Um sonho em que os cabelos do sonhador são cortados pode representar uma fase em que há necessidade de mudar, desapegar, deixar o passado para trás. E se há uma pessoa que o corta, preste atenção às características e comportamentos mais fortes desta pessoa na vida real, porque você deve evitar ter esses atributos em si mesmo. Outra possibilidade é a de que eles serão essenciais para você se desenvolver, se expressar e entrar em uma nova etapa da vida. Para entender melhor como interpretar sonhos com pessoas, leia essa matéria.

Sonhar que reluta em cortar o cabelo

Se você está lutando para que seu cabelo não seja cortado no sonho, tente refletir: até que ponto o seu apego está impedindo que você se adapte às mudanças necessárias, e, consequentemente, a um novo ciclo que se apresenta?

Representação da identidade

O cabelo é, no dia a dia, algo evidente. A não ser quando usamos chapéu, boné ou outro artifício para escondê-lo, ele faz parte da nossa aparência justamente por ser facilmente notado.

Na Psicologia Analítica, usamos o termo PERSONA para caracterizar tudo aquilo que representa a nossa imagem, a forma como nos mostramos para as pessoas. As roupas, o rosto e os dentes, bem como o cabelo, são alguns elementos que, simbolicamente, estão associados à Persona (essa faceta de nossa identidade). Assim, quando o cabelo tem um papel maior dentro de um sonho, isso indica que questões associadas à imagem que apresentamos ao mundo precisam de uma maior atenção de nossa parte às nossas atividades cotidianas.

Apego aos fios indica formas de identificação na vida

Uma dessas questões pode dizer respeito ao apego, seja à forma como somos vistos ou a certas características da nossa identidade. Pode haver uma identificação forte com certas virtudes, tal como Sansão e os atributos da força associados ao tamanho do seu cabelo. Em outras palavras, representa a dificuldade de agirmos diferente de como estamos acostumados – ou do que os outros estão acostumados em relação a nós.

Não por acaso, as mulheres costumam mudar o visual (geralmente, com um novo corte de cabelo) quando querem sair de uma fase e entrar em outra. Ou seja, querem desapegar de certas pessoas ou circunstâncias, mudando, fazendo diferente, sendo diferente. Nesse sentido, o cabelo num sonho tende a representar um momento de transição, mudança de fase ou busca de novas experiências, principalmente se está sendo cortado. Um ciclo findou e deseja-se abertura para uma nova fase.

Atenção às próprias necessidades

Outro possível significado para os cabelos tem a ver com a rebeldia, a criatividade, a espontaneidade e a liberdade. Conforme o Dicionário dos Símbolos mostra, na página 154, “participava-se de certas danças e rituais muito antigos com os cabelos desgrenhados; essa era também a atitude dos feiticeiros em seu ofício, assim como a dos aspirantes à entrada nas lojas das sociedades secretas. De modo geral, parece tratar-se de uma renúncia às limitações e convenções do destino individual, da vida comum, da ordem social.”

Por isso, é muito importante notarmos os detalhes envolvendo os cabelos no sonho. Através dessa percepção, podemos ter uma maior clareza a respeito de quais desses aspectos precisamos nos conscientizar e expressar no cotidiano.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais