O que significa sonhar com banho?

Tomar banho de chuva, mar ou piscina pode ter interpretações diferentes | Glossário Personare

Sonhar com banho, simbolicamente falando,representa uma fase em que um ciclo está sendo finalizado e outro está começando. Precisamos desapegar do que foi vivido anteriormente e nos abrir com grande receptividade à nova etapa que está surgindo.

Confira a seguir mais detalhes para entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com banho

  • Você está fugindo de tomar banho?
  • Em um sonho (ou muitos numa mesma noite) há vários banhos em diversas cenas alternadas?
  • Alguém está te dando banho?
  • A água está fria ou quente?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com banho

  • Você considera que precisa se curar de algum problema emocional, algum padrão comportamental negativo (como um vício) ou mesmo de um sintoma físico?
  • Está num momento de transição, tal como mudando de emprego, se formando, se separando, se casando? Então, você se percebe resistente a se envolver com esta nova fase, deixando o passado para trás e se abrindo para esta nova etapa na sua vida?
  • Como está reagindo a alguma decisão que tomou ou a algum comportamento recente? Você está se culpando? Sente-se sujo, errado, imundo, pecador?
  • Quais aspectos de si mesmo que pode limpar, curar, regenerar e transmutar, a fim de adotar hábitos mais saudáveis que te farão tão bem?
  • Está sentindo necessidade de relaxar mais, tal como tirar umas férias ou dormir bastante para se recuperar de uma fase de muitas atividades e desafios?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com banho:

Sonhar que está fugindo do banho

Quando o sonhador está fugindo do banho ou não o termina direito, pode ser que esteja evitando deixar o passado para trás, se desapegar de uma fase ou imagem. Ainda precisa refletir melhor sobre o que a sua vida está te apresentando neste momento: se abrir para uma nova fase existencial.

Sonhar que alguém lhe dá banho

Se alguém está dando banho no sonhador ou este é quem assume essa tarefa, em sua vida cotidiana ele possivelmente precisa avaliar melhor como fazer para superar certas tendências comportamentais negativas (tal como as características que marcam a personalidade dessa pessoa que está com ele no banho).

Sonhar com banho frio

Antigamente, na época da Idade Média, a imersão em água quente era vista como algo pecaminoso pela igreja. Eles condenavam essa prática para os padres. Porque era associada à sensualidade e ao prazer. Do mesmo modo, os banhos gelados eram muito valorizados e recomendados como “mortificação”, ou seja, para sacrifícios aos desejos carnais. A matéria (o corpo) era desafiada, testada, diante do incômodo do banho muito frio.

Do mesmo modo, pode ser que os banhos frios retratem uma necessidade de sacrifício por parte do sonhador ao lidar com o que vem vivendo em seu dia-a-dia. E se for um banho quente, realça a necessidade de buscar mais prazer, descanso e conforto nesta fase em que vive.

Sonhar com banho de chuva

A transição na vida da pessoa pode vir de um evento externo. Algo acontece e gera uma mudança. Não se tem tanto controle sobre essa nova etapa que se inicia, tal como uma demissão ou mesmo uma promoção por conta da aposentadoria de um funcionário que cria a oportunidade de se assumir esse cargo. O descanso simbolizado pelo banho também pode ser imposto pela vida, como, por exemplo, uma gripe ou um sintoma que obriga o sonhador a descansar mais.

Sonhar com banho de chuveiro

Pode indicar que essa fase de transição tende a acontecer por meio do próprio esforço e vontade, tal como quando uma pessoa decide fazer uma dieta, se envolver com exercícios físico ou toma uma decisão que representará uma mudança em sua vida. Ou ela própria decide diminuir o ritmo, buscando descansar e relaxar mais.

Sonhar com banho de mar ou de rio

Pode ser que a pessoa esteja em harmonia com os ciclos da natureza, com o ritmo de seu processo existencial. E, por isso, respeita e se adapta aos momentos de mais descanso, bem como as mudanças necessárias nesta fase de sua vida.

Sonhar com banho de piscina

Talvez a pessoa está buscando meios artificiais e não muito apropriados para mudar alguma condição em sua vida. Ou mesmo para descansar e relaxar, tal como por meio de bebida alcóolica ou remédios.

Visão sagrada e relação com batismo

O banho tem um simbolismo bem impactante. Ele está associado ao uso sagrado da água, assim como no batismo cristão. Basta lembrar do que João Evangelista declara: “aquele que tiver tomado um banho já não tem necessidade de lavar-se, pois está inteiramente puro.” Metaforicamente, essa frase representa o simbolismo purificador do banho. Sua função é curar, rejuvenescer.

Além disso, a imersão na água em rituais de batismo é regeneradora e marca uma transição. É um nascimento, a entrada numa nova etapa da vida. Isso indica que há uma história sendo deixada para trás e outra que se inicia a partir do banho batismal.

Preparação para nova fase da vida

Não por acaso o banho é um ritual de iniciação. Isto é, que nos prepara para uma fase diferente na vida (por exemplo, de jovem para adulto, adulto para idoso). Basta lembrar, conforme cita o Dicionário de Símbolos (pg 119), que “entre os gregos, estátuas de deuses e deusas eram ritualmente mergulhadas em banhos purificadores (Atena, Hera, etc); um banho precedia a iniciação dos nazarenos e, na Idade Média, fazia-se exatamente a mesma coisa antes da sagração dos cavaleiros.”

Necessidade de se sentir limpo

Existe também uma tendência comum a muitas pessoas que sofrem de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo): a de tomar muitos banhos por dia. Ou seja, é uma tentativa compulsiva (muitas vezes inconsciente) de se limpar (não apenas fisicamente, mas emocionalmente). A pessoa considera que está imunda ou suja pelo pecado (ter cometido algo errado em relação aos princípios sociais que acredita serem corretos) e tenta se regenerar por meio de vários banhos diariamente.

Essa situação também apresenta mais um possível significado para o banho: o sonhador pode se considerar como pecador ou sujo por ter cometido algum delito ou ato que vai contra suas crenças e seus parâmetros sociais e morais.

Sinal para desacelerar a rotina

Além disso, o banho também tem uma função relaxante. Ele revigora por meio do relaxamento. Parece que tira um peso de nossas costas e o cansaço vai embora após um bom banho. Por isso, pode representar – em termos simbólicos – uma fase importante para diminuirmos o ritmo de atividades no dia-a-dia e curtir momentos de descanso.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.