Thaís Khoury
Por Thaís KhouryLeia em 3 min.27/06/2016 

O que significa sonhar com avião?

Descubra significados de sonhos com avião em voo e em queda suave ou busca | Glossário Personare

Sonhar com avião pode representar a vontade de cada pessoa de ir além do que conhece e conseguir alcançar objetivos distantes e mais amplos.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com avião

  • Como é este avião?
  • Que tipo de interação ocorre entre este símbolo e o sonhador?
  • Que emoções estão envolvidas nesse contato?
  • Que lugar este avião sobrevoa?
  • O avião está caindo?
  • O sonhador está dentro do avião ou o observa de fora?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com avião

  • O sonhador consegue ver o panorama de sua vida de um ponto mais destacado e amplo?
  • O sonhador está sendo “chamado para a Terra” de maneira brusca e violenta ou suave e segura?
  • Poderia o sonhador estar racionalizando demasiadamente conteúdos de sua realidade sem entrar em contato com ela?
  • Há uma necessidade de distanciamento de certas situações para conseguir compreendê-las melhor?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com avião:

Sonhar que sobrevoa uma paisagem

Sonhar que se sobrevoa uma linda paisagem pode ser uma indicação do inconsciente de que o sonhador vivencia ou precisa vivenciar um distanciamento emocional de certas circunstâncias de sua realidade para poder contemplar seus próximos passos.

Sonhar que o está em um avião que cai

Sonhar que se está em um avião em queda pode trazer alguma informação sobre o corpo do sonhador, particularmente suas vias aéreas ou simbolicamente algum tipo de sufocamento ou descontrole emocional.

Sonhar que o avião pousa em segurança

Um avião que pousa suavemente e em segurança pode indicar que é momento de colocar os pés no chão e se relacionar com a realidade de forma mais objetiva e concreta.

Ânsia por conquistar o céu

Atualmente os aviões são os mais velozes meios de transporte para longas distâncias, exceto pelas naves espaciais, como os foguetes. Além desse aspecto objetivo, são também um reflexo e concretização da vontade do homem de voar, de contemplar aquilo que somente as aves e os insetos conseguem.

Para ilustrar esse desejo e também suas consequências, na Mitologia temos Ícaro, que recebeu asas de cera de seu pai Dédalo com o intuito de fugirem do Labirinto do Minotauro, mas inadvertidamente e contra o conselho de seu pai, voou perto demais do Sol e caiu para a morte sobre o Mar Egeu com as asas derretidas. Seu desejo de voar superou sua prudência, perdendo, assim, a vida.

Elemento Ar e suas características

Do ponto de vista dos processos fisiológicos, aquilo que se refere ao ar pode estar intimamente conectado às vias aéreas, embora não seja uma regra. Do ponto de vista prático, os aviões precisam do ar para se sustentar em movimento, e, quando estão no alto, permitem uma visão distanciada e ampla daquilo que se sobrevoa.

Em um sonho, o avião obviamente depende do contexto em que se apresenta; se sobrevoa uma linda paisagem, é, certamente, um símbolo diferente de um avião despencando ao chão. Por essa razão, outros elementos do sonho devem ser considerados.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.